Número 139, setembro-outubro de 2022

Responsabilidade social e inclusão, temas que abrem um campo infindável de possibilidades, são o principal destaque desta edição. É por eles que as empresas e a sociedade se aproximam cada vez mais. E se ajudam. Aqui, nesta edição, apresentamos duas empresas e experiências suas neste âmbito. E também entrevistamos quatro responsáveis de instituições que em grande ligação com o mundo corporativo protagonizam importantes contributos para a comunidade. Deixam-nos, estes seis exemplos, com um enorme sentimento de esperança.

Outros destaques são áreas muito importantes dos recursos humanos: recrutamento, sobre atrair o talento e gerir a diversidade; formação, com reflexões sobre as mudanças tão significativas ocorridas desde 2020 e as que podem surgir  no atual cenário económico; consultoria, de onde ressalta sobretudo uma ideia de transformação; e contact centers, com novas perspetivas para um sector em franco crescimento.

Esta edição, para além do seu circuito normal de chegada aos leitores, será distribuída na «Conferência Human», cuja nona edição decorre em Lisboa a 9 de novembro. O tema é «Empresas para o Futuro – Aposta nas Pessoas, na Sustentabilidade na Inovação».

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Spotlight/ Best Of/ Evento em Destaque (Conferência Human)/ Dicas (O mentor e a evolução da carreira)

– Primeira Opinião: Patrícia Santoni (Cegid meta4)

– Tema de Capa: Responsabilidade social e inclusão

– Destaque: Recrutamento (Atrair o talento e gerir a diversidade)

– Em Foco: O desporto como benefício

– Especial: Formação/ Formação de executivos

– Saúde e Segurança no Trabalho: Opinião (Henriqueta Dias, Centralmed)

– Dossier: Consultoria RH

– Sustentabilidade: Opinião (Joana Peixoto, Edenred)

– Case Study: Tecnologia ao serviço da gestão das pessoas

– Reportagem: Contact centers (Um sector em crescimento)

– Espaço RH: Em Síntese/ Web/ Livros/ Eventos

– Lifestyle: Restaurante/ Hotel/ Relógios/ Artes

– Última Página: António Souto

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.