O Oney Bank promoveu 56 ações de literacia financeira em parceria com a Sol Sem Fronteiras, uma organização não governamental para o desenvolvimento (ONGD). A iniciativa aconteceu pelo segundo ano consecutivo, com o objetivo de dotar os mais jovens de conhecimentos que permitam tomar decisões sobre as suas finanças pessoais, habilitando-os a sustentar escolhas mais criteriosas e incentivando a um consumo mais responsável, no âmbito da Educação para a Cidadania.
As sessões decorreram em 11 agrupamentos escolares, envolvendo estudantes do terceiro ao décimo segundo ano e, pela primeira vez, para além de Portugal chegou também além-fronteiras na escola do Agrupamento de Achada, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. No total, as sessões beneficiaram 1.300 estudantes de programas de Segundas Oportunidades, de escolas profissionais e de turmas com alunos com necessidades educativas especiais.
Esta iniciativa juntou-se às 50 sessões on-line de educação financeira realizadas em 2021, promovidas em parceria também com a Sol Sem Fronteiras e com a Nova SBE – School of Business and Economics, em 16 estabelecimentos de ensino do país, que chegaram a cerca de 1.000 estudantes.
«Do essencial ao supérfluo: necessidades e desejos», «Entre o querer, o ter e o pensar antes de comprar: despesas e rendimentos», ‘A importância da Poupança» e «Impostos foram alguns dos temas abordados nestas sessões, direcionadas a cada nível de escolaridade e às diferentes idades das crianças e dos jovens envolvidos.
Segundo o diretor geral do Oney Bank em Portugal, Dario Coffetti, «o Oney assume o compromisso de dotar os consumidores com conhecimentos que permitam tomar decisões mais criteriosas». Mais: «Acreditamos que esta aprendizagem deve começar cedo, de modo a capacitar os mais jovens para escolhas acertadas, através da criação de hábitos de literacia financeira, sensibilizando-os para as questões relacionadas com esta temática. É por isso nosso propósito ajudar os consumidores a gerir o dinheiro à sua maneira, facultando-lhes as ferramentas que ajudem a esclarecer os temas financeiros.»
A iniciativa reforça o compromisso do Oney Bank com a literacia financeira e com os consumidores, procurando contribuir para decisões mais conscientes e mais responsáveis, ensinando a lidar com a complexidade dos instrumentos financeiros e da terminologia económica.
De assinalar que o Oney Bank, como parceiro na transformação do comércio, procura dar a todos o poder de melhorar o seu dia-a-dia e consumir melhor. Desde há quase 40 anos, tem vindo a desenvolver soluções de pagamento e serviços financeiros É uma instituição subsidiária do BPCE (50,1%) e da Elo (ex-Auchan Holding 49,9%), e criou uma solução de pagamento fraccionado em 2008. Tem 2.600 colaboradores em 12 países. Juntamente com os seus 1.900 parceiros comerciais e de comércio eletrónico em quase 13.000 pontos de venda físicos e on-line, apoia os projetos de mais de 7,8 milhões de clientes na Europa, oferecendo-lhes experiências de compra únicas.