Whirlpool com dia totalmente dedicado à solidariedade

A terceira edição do «Dia da Comunidade», da Whirlpool, momento em que os seus funcionários dedicam um dia de trabalho a ações de voluntariado, apoiando organizações sem fins lucrativos nas comunidades onde a empresa opera, arrancou com boas notícias.

Para demonstrar o seu apoio à iniciativa, os líderes da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) também marcam presença entre os protagonistas: por um dia, todo o Conselho de Administração deixa o seu local de trabalho para se dedicar inteiramente a atividades voluntárias.

Esta iniciativa, que teve origem em Itália e nos países EMEA, cresceu e tornou-se global: este ano, mais de 2.700 pessoas da Whirlpool, em 15 países em todo o mundo, colaboram a oferecem o seu trabalho a 32 organizações sem fins lucrativos, num total de mais de 21.000 horas doadas em serviços à comunidade. Desde a sede, em Benton Harbor, no Michigan (Estados Unidos), passando por Brasil, Itália, Rússia, Dubai e Portugal, a empresa está comprometida de forma global e em conjunto em construir a «Semana da Comunidade» junto daqueles que mais necessitam.

Na região EMEA, onde a iniciativa já vai na sua terceira edição, cerca de 750 pessoas da Whirlpool dedicam seu tempo à comunidade. De Portugal ao Reino Unido, passando por Bélgica, Marrocos e Polónia, mais de 28 organizações sem fins lucrativos são apoiadas em 13 países da região.

A luta contra o desperdício alimentar, a proximidade a famílias necessitadas e o apoio ao emprego junto dos jovens são algumas das principais atividades em que o «Dia da Comunidade» deste ano se compromete, confirmando o compromisso da Whirlpool com a responsabilidade social e com o trabalho, junto dos seus stakeholders, de forma a contribuir para o crescimento das suas comunidades.

Em Portugal, as atividades decorreram no passado dia 18, em Lisboa, e a organização envolvida, em linha com os objetivos da empresa, foi a Just a Change (ver aqui).

Hugo Silva, diretor geral da Whirlpool Portugal, referiu: «Há uma necessidade crescente de construir relações baseadas em mudança mútua e de envolver todas as partes interessadas, pois este é o único caminho para um negócio estar verdadeiramente integrado nas comunidades locais e contribuir com ações de responsabilidade social.»

O «Dia da Comunidade» pode ser seguido nas redes sociais através de #WhirlpoolCommunityDay #CommunityMatters.

De assinalar que a Whirlpool Corporation é uma empresa global de eletrodomésticos, com cerca de 21 mil milhões em vendas anuais, 92.000 empregados e 70% de produção e desenvolvimento tecnológico (dados de 2018). Comercializa as marcas Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, Jenn-Air, Indesit, Hotpoint e outras grandes marcas, presentes em quase todos os países do mundo. Na região EMEA conta com aproximadamente 21.000 funcionários, tendo presença de venda em mais de 30 países e fábricas em sete países. Com posição de destaque em Portugal, tem uma faturação anual superior a 70 milhões de euros, estando presente com as marcas KitchenAid, Whirlpool, Hotpoint e Indesit.