Livro de Luís Bento apresentado dia 28, em Lisboa

A apresentação do livro «Este Nosso Jeito de Ser», de Luís Bento, está marcada para o dia 28 de setembro, uma quinta-feira, pelas 19 horas, em Lisboa. O local escolhido pela editora On y va é o Auditório Armando Guebuza, na Universidade Lusófona (Edifício da Biblioteca Victor de Sá, Campo Grande, 380-B). O livro será apresentado por Maria João Silveira, professora catedrática naquela universidade.

A presença pode ser confirmada por e-mail (geral@onyva.pt) ou por telefone (969 021 002).

Este Nosso Jeito de Ser» é o primeiro livro de Luís Bento que a On y va publica. Organizado a partir de um vasto conjunto de textos do autor, segundo um documento da editora «dá-nos pistas sobre como somos, mostra-nos o que por vezes gostaríamos de ser ou de ter sido, surpreende-nos com aquilo de que nunca conseguimos fugir».

Luís Bento escreveu os textos do livro nos anos finais do século passado e depois já neste que nos trouxe um novo milénio. Tocando ideias muito diversas, fala a certa altura da felicidade, comparando-a a uma estrada cheia de encruzilhadas e sem uma direção definida. A felicidade, diz-nos, «é uma estrada flexível que cada pessoa adapta à sua direção, ao seu norte», sendo que «o norte de cada pessoa pode ser o desnorte, ou seja, o ‘não-norte’, pode ser uma direção qualquer, em qualquer momento, por uma qualquer estrada, em qualquer lugar».

Natural do concelho de Cascais (Parede, 1951), Luís Bento distinguiu-se no meio empresarial sobretudo na área de recursos humanos – além de outros cargos, exerceu os de presidente da Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG) e da International Federation for Training and Development Organi­zations (IFTDO). Foi percursor no nosso país do tema da responsabilidade social das organizações e também especialista em matérias ligadas à administração pública. Nos últimos anos de vida (faleceu em 2015) teve presença regular na rádio e na televisão, afirmando-se como um dos mais interessantes comentadores portugueses.

Informações sobre o livro aqui.