Primeira «Team Coaching Talk», da ICF Portugal

«Team coaching é um processo de cocriação, desenvolvimento e transformação de uma equipa que, em clima de confiança, caminha sinergicamente, com um propósito comum para resultados a alcançar.» Esta foi a definição elaborada pelo grupo de 26 participantes que integraram a primeira «Team Coaching Talk» (TCT), da ICF Portugal, organizada e dinamizada no passado dia 28 de janeiro, no Avila Spaces, em Lisboa, pela Comunidade de Prática de Team Coaching desta que é a maior associação mundial de coaches.

Tal como referido no início da sessão pelas dinamizadoras da iniciativa (Ana Teresa Penim e Maria Helena Anjos, coaches profissionais e líderes desta comunidade de prática), as TCT são um espaço de partilha e de reflexão conjunta sobre o tema, que acontecem através de uma metodologia interativa de cocriação, a qual de certa forma replica, ela própria, o processo e os princípios de diálogo e interação característicos de um processo de team coaching.

Nesse sentido, foi intenção deliberada das coaches responsáveis por esta iniciativa assumirem-se como facilitadoras do processo de cocriação do grupo (enquadrando o debate e a produção do grupo à luz do Código de Ética e Core Competencies da ICF), e não como formadoras. Com base no conceito «3D, Descoberta, Debate e Definição» (o qual as dinamizadoras criaram para dar suporte à metodologia que orientará o conjunto de TCTs ao longo de 2019), primeiro através de trabalho em subgrupos e depois em grupo alargado, os presentes tiveram ocasião de conhecer outros coaches, contribuir com os seus pontos de vista e as suas experiências profissionais diversificadas para a produção de debate e de conhecimento, de modo a produzirem um quadro de referência comum sobre a definição de team coaching, o que foi conseguido com sucesso.

As TCTs são um espaço de cocriação entre os participantes nas mesmas. Não consistem, por isso, num conjunto de ações de formação, nem de palestras, nem dispensam uma sólida formação em team coaching suportada por prática sistemática em contexto real, sendo antes um espaço de cocriação entre os presentes.

Sendo o team coaching um processo em relação ao qual ainda existe bastante desconhecimento e caminho a desbravar, tanto a nível nacional como internacional, as TCTs, que terão lugar de dois em dois meses ao longo de 2019, visam a criação de massa crítica, mobilização da inteligência coletiva da comunidade ICF em Portugal, produção e sistematização de conhecimento sobre este tema de maior relevância no desenvolvimento das equipas e, consequentemente, das organizações.

 

Team coaching – para quê?

Nesta primeira edição, para além da definição conjunta a que chegaram sobre team coaching, os participantes alinharam-se ainda sobre o propósito de um processo de team coaching, que sistematizaram através do seguinte: «Team coaching serve para, em equipa, procurarmos e encontrarmos um conjunto de valores, alinharmos princípios e regras de funcionamento, de forma a construirmos uma identidade e elevarmos a nossa performance. integração, compromisso, confiança e responsabilização emergem em clima de comunicação direta.»

No final das sessões, os participantes referiram levar da sessão «conhecimento», «reflexão», «o coração cheio», «perspetivas novas», «partilha», «abertura», «curiosidade», «diversidade», «coconstrução» e «inteligência coletiva».

As TCTs conferem aos participantes créditos em competências centrais da ICF, promovendo a excelência do coaching e contribuindo para o desenvolvimento contínuo dos coaches que nelas participam. A segunda TCT terá lugar a 28 de março próximo, das 19 às 21 horas, no mesmo local, e será dedicada ao perfil do team coach e ao desenho de programas de team coaching. Devido à metodologia participativa e de cocriação, o grupo será limitado a 30 pessoas, sendo que os participantes na primeira sessão terão prioridade. As restantes inscrições serão consideradas por ordem de chegada.

Mais informações: Paula Gonçalves Pereira, colíder do Comité de Comunicação da ICF Portugal, tlm. 913 319 292, e-mail (communication@icf.pt).

A ICF é a International Coach Federation, sendo a ICF Portugal o chapter no nosso país.