Vencedores do concurso «Montepio Acredita Portugal»

My Polis, Bus Global Network, Elephai, Sal Verde, Keep Warranty, VR4Neuro Pain e City Check são os vencedores da oitava edição do concurso «Montepio Acredita Portugal». O anúncio foi feito na «VIII Gala do Concurso Montepio Acredita Portugal», que decorreu na passada quarta-feira, no Centro de Congressos de Lisboa. Os vencedores foram escolhidos entre mais de 11 mil ideias submetidas a concurso.

A maioria dos projetos foi submetida por adultos com média de idades de 36 anos, sendo 51% do sexo feminino; 20% dos participantes não têm formação académica de grau superior, 44% são licenciados e 27% possuem mestrado/ doutoramento. A grande maioria (71%) nunca participou em concursos de empreendedorismo e 29% já haviam participado em edições anteriores do concurso. Uma vez que podem ser submetidos projetos em diferentes fases de maturidade, mais de metade (53%) tinham apenas «uma ideia», 12% um plano de negócios desenvolvido e 19% tinha já o protótipo.

Aqueles que já tinham um projeto mais maduro afirmam que as principais dificuldades ao seu desenvolvimento são a obtenção de financiamento (77%), a burocracia (38%), riscos ligados à falta de incentivos governamentais (33%), pouca disponibilidade para a implementação do negócio (28%) e indisponibilidade de instalações adequadas (27%) e para encontrar uma equipa (26%).

Assim, no «Montepio Acredita Portugal» os candidatos ficam motivados sobretudo por acesso a investidores (51%), orientação no desenvolvimento da ideia (51%), visibilidade do projeto (38%) e pela oportunidade de testar a ideia (36%) e o desenvolvimento do plano de negócio (32%).

Os participantes recebem vários prémios, avaliados em mais de 500 mil euros, atribuídos pelos parceiros: impressão gratuita de 250 cartões de visita premium pela 360 Imprimir; vouchers de formação na Flag; oferta do software de faturação pela Sage; domínio, alojamento e correio eletrónico fornecidos pela DNS; contabilidade gratuita pelo Grupo Your; acompanhamento no desenvolvimento do plano de viabilidade pela SBI Consulting; clipping e assessoria de media assegurados pela Creative Minds.

Além disso, os vencedores do «Prémio Brisa Mobilidade 2018» vão beneficiar do apoio da Brisa na entrada no mercado. Do «Prémio K.Tech» faz ainda parte um programa, atribuído pela KCS IT, de uma bolsa de horas para a implementação das melhores práticas a nível de PMI (gestão de projetos). A Caixa Económica Montepio Geral (CEMG) e o Impact Hub garantem a incubação dos três projetos finalistas da categoria de empreendedorismo social.

No total, o concurso «Montepio Acredita Portugal» contou com 11.477 candidaturas. O maior número de projetos submetidos está relacionado com empreendedorismo social (2.050 projetos), tecnologia (1.073), comércio (898), restauração (645) e indústria (635).

Durante a cerimónia de entrega de prémios foi ainda anunciada uma parceria entre a Acredita Portugal e a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. A colaboração entre as duas entidades irá permitir criar uma nova incubadora de empresas no norte do país, gerida pela Acredita Portugal. A associação, que este ano assinala o seu décimo aniversário, irá assim estender o seu âmbito de atuação e amplificar o impacto que tem nos empreendedores portugueses.

 

Projetos vencedores

– «Prémio Empreendedorismo Social»: MyPolis (plataforma mobile para trazer a participação política para o século XXI e melhorar a comunicação entre políticos e cidadãos; o objetivo é construir uma nova polis, inspirada na polis grega, em conjunto com câmaras municipais e juntas de freguesia; mas esta é feita de millennials a participar politicamente com os seus telemóveis);

– «Prémio Brisa Mobilidade 2018»: BGN Bus Global Network (cria o futuro das reservas e do aluguer de autocarros, através de uma plataforma on-line que automatiza e otimiza todos os processos; permite celeridade, segurança e clareza nos pedidos dos clientes, confirmação das reservas e serviços prestados pelos operadores de transporte de passageiros);

– «Prémio K.Tech»: Elephai (solução integrada, baseada em três produtos, que permite melhorar a qualidade de vida para os pacientes com doenças neurodegenerativas e seus familiares, mas também tornar a gestão dos centros hospitalares de prestação de cuidados a estes pacientes mais eficiente);

– «Novos Produtos»: Sal Verde (produção controlada e comercialização de salicórnia, ou sal verde, fresca o ano inteiro, dado ser um processo industrializável que carece de um tipo de produção de planta desinfetada em condições controladas, sobretudo temperatura e luminosidade, e otimização de nutrientes, possibilitando um maior acesso);

– «Plataformas Web»: Keep Warranty (aplicação móvel que permite organizar e guardar garantias e faturas, notificando quando estão prestes a expirar; para além disso, permite que tenha acesso constante às suas faturas);

– «Novas Tecnologias»: VR4NeuroPain (um sistema tecnológico inovador que combina realidade virtual com uma luva inteligente com biosensores e cujo objetivo é a reabilitação de pacientes com dor neuropática);

– «Educação»: City Check (jogo familiar, que permite jogar vários jogos com conteúdo educacional e contextual, sobre os pontos de interesse da cidade que se está a visitar; está disponível gratuitamente para Android e iPhone).