Novo centro de tecnologia e desenvolvimento da Bosch em Braga

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro português, António Costa, inauguraram na passada semana, dia 30 de maio, o novo centro de tecnologia e desenvolvimento (T&D) da Bosch em Braga. Neste novo capítulo para as suas atividades na cidade minhota, a empresa alemã dá um sinal claro de que Portugal é cada vez mais importante para a sua estratégia de investigação e desenvolvimento em todo o mundo.

rDirk Hoheisel, membro do Conselho de Administração da Bosch, referiu na ocasião: «O nosso novo centro de tecnologia em Braga é mais uma prova do grande potencial que vemos em Portugal. Além disso, é um voto de confiança no alto nível de competência dos engenheiros portugueses. Estou particularmente satisfeito pelo facto de os colaboradores puderem contribuir ainda mais para um dos nossos projetos mais importantes para o futuro – o desenvolvimento da condução autónoma.»

A Bosch expandiu significativamente a sua presença em Portugal nos últimos anos: entre 2015 e 2017, foram investidos cerca de 200 milhões de euros no país. Este ano, os investimentos planeados estão no mesmo nível dos anos anteriores.

Por sua vez, Carlos Ribas, representante da Bosch em Portugal, assinalou: «Os novos projetos, bem como o investimento nas novas infraestruturas e na expansão das equipas, demonstram que a Bosch vê um enorme potencial em Portugal, tanto pela competência dos seus profissionais como pela disponibilidade do governo português para apoiar os projetos.»

A necessidade de um novo centro de T&D da Bosch em Braga surgiu com a diversificação dos projetos de inovação na empresa, incluindo o desenvolvimento de software. Hoje, a Bosch desenvolve em Braga não apenas soluções para a divisão Multimédia Automóvel, mas também para a divisão Sistemas de Controlo de Chassis, contribuindo para a visão de uma mobilidade autónoma e conectada. As equipas do novo centro de T&D, localizado em Sequeira, a cerca de cinco quilómetros do complexo principal, estarão focadas no desenvolvimento de soluções para a divisão de Sistemas de Controlo de Chassis, e ocuparão uma área total de 4.500 metros quadrados.

Cerca de 100 novos engenheiros serão contratados até ao final deste ano, com experiência em diferentes áreas como design de hardware e desenvolvimento de software, ótica, física e engenharia mecânica. Outros 100 colaboradores foram transferidos do complexo da Bosch para as novas instalações e já estão a desenvolver sensores e funções de software relacionados com a perceção e a localização no ambiente, e que irão permitir a condução autónoma.

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, referiu após a inauguração: «A inovação condiz com Portugal. Investimentos como o da Bosch são disso prova, demonstrando o sucesso dos investimentos que fizemos como país nas qualificações e nas infraestruturas, mas também apoiando a sua preservação e o seu desenvolvimento. Queremos continuar a dar as melhores condições para que empresas de todo o mundo possam escolher Portugal para investir e inovar.»

 

Parceria vencedora com as universidades

A Bosch é conhecida pelas parcerias de longa data que estabelece com as universidades portuguesas, e no caso da divisão Sistemas de Controlo de Chassis não será diferente. O Grupo Bosch submeteu uma nova candidatura a fundos europeus para projetos a serem desenvolvidos a partir do novo centro de T&D em parceria com a Universidade do Minho. A candidatura, atualmente em fase de aprovação, prevê o investimento de 36 milhões de euros entre 2018 e 2021. Este é mais um passo importante para posicionar Portugal como uma localização estratégica visando que a condução autónoma seja uma realidade.

A Bosch está presente em Portugal desde 1911. Hoje, o Grupo Bosch é um dos maiores empregadores do país, com 4.450 colaboradores (números de 31 de dezmbro de2017) que contribuíram para gerar 1,5 mil milhões de euros em vendas internas em 2017. As áreas de negócio Soluções de Mobilidade e Energia e Tecnologia da Edifícios estão representadas em Portugal, com unidades em Aveiro, Braga e Ovar. Nestas localizações, a empresa desenvolve e produz soluções de água quente, soluções de multimédia e segurança automóvel, sistemas de videovigilância e sistemas comunicação, dos quais mais de 90% vão para mercados internacionais. A partir de Lisboa, são realizadas atividades de vendas, marketing, contabilidade e comunicação, bem como serviços partilhados de recursos humanos e comunicação para o Grupo Bosch.

O Grupo Bosch é líder no fornecimento de tecnologia e serviços. Emprega mais de 402 mil colaboradores em todo o mundo (igualmente números de 31 de dezembro de 2017), que contribuíram para gerar uma faturação de 78,1 mil milhões de euros em 2017. As operações do Grupo Boch dividem-se em quatro áreas de negócio: Soluções de Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Tecnologia de Energia e Edifícios. Líder em Internet of Things (IoT), oferece soluções inovadoras para casas e cidades inteligentes, mobilidade e indústria conectada. Utiliza o seu conhecimento em tecnologia de sensores, software e serviços, bem como a sua própria cloud IoT para oferecer aos clientes soluções conectadas e em diversos domínios a partir de uma única fonte. O objetivo estratégico do grupo é fornecer inovações para uma vida conectada.