Maria João Maia (na foto) é a nova diretora recursos humanos da AstraZeneca Portugal. A executiva assume esta nova posição em substituição de Renata Morgado Eckman, que passa a assumir na empresa as funções de human resources director para a região Western Europe & South Europe.
De assinalar que Maria João Maia é também diretora jurídica da empresa, cargo que continuará a desempenhar. Está na AstraZeneca desde 2017, depois de cerca de uma década como advogada num dos maiores escritórios de advocacia nacional, onde se especializou em Direito da Saúde e em Direito Laboral, tendo sempre trabalhado em colaboração e proximidade com os departamentos de recursos humanos.
Maria João Maia assinala: «É com muito entusiasmo que abraço esta oportunidade de contribuir, duplamente, para o sucesso da AstraZeneca Portugal. Sou uma apaixonada por pessoas e por fazer acontecer, pelo que é um privilégio poder contribuir para a atração, a retenção e o desenvolvimento de talento, assim como para a cultura de proximidade, speak-up, inclusão e diversidade, que são pilares fundamentais da companhia.»
Já em 2022, Maria João Maia tinha assumido interinamente, durante oito meses, a função de diretora de recursos humanos da AstraZeneca Portugal, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de várias e impactantes iniciativas, trabalhado em prol da melhoria da comunicação interna e da implementação e do desenvolvimento de diversas iniciativas de diversidade e inclusão, área pela qual é responsável em Portugal e na região Western Europe & South Europe.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Porto, Maria João Maia é pós-graduada em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Direito do Medicamento pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, tendo ainda uma especialização em Data Privacy e frequentado o Leading Pharma, ambos na Católica Business School.
.
A AstraZeneca
A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global orientada para a inovação e focada na investigação, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos para o tratamento de várias patologias, em três áreas-terapêuticas principais – Oncologia, Cardiovascular & Doenças Metabólicas e Respiratória. Atua também, de forma seletiva, em Autoimunidade, Neurociências e Infeção. Opera em mais de 100 países e os seus medicamentos são utilizados por milhões de pessoas a nível mundial.