Em dezembro de 2020, a Amazon Web Services (AWS) comprometeu-se a investir centenas de milhões de euros em formação gratuita. O objetivo era, até 2025, formar 29 milhões de pessoas em todo o mundo com competências de computação em cloud, e democratizar o acesso a carreiras na cloud . Mas anunciou que superou a meta com que tinha comprometido, e que já apoiou a educação de mais de 31 milhões de formandos em 200 países e territórios – um ano antes do previsto.
«Há muito tempo que acreditamos no poder transformador da educação e da formação para mudar vidas»,disse Maureen Lonergan, vice-president para formação e certificação da AWS. «Superar a meta de formar gratuitamente 29 milhões de formandos antes do prazo é incrível – e estamos apenas a começar. Estou muito entusiasmada com os milhões de pessoas, de todas as origens, que investiram em si próprias para construir ou avançar as suas carreiras. Juntamente com os nossos parceiros AWS, vamos continuar a formar dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo na AWS Cloud e a ajudá-las a preparar-se para empregos que são atualmente bastante procurados.»
A AWS desenvolveu um portefólio escalável de ofertas gratuitas para atender às necessidades de uma vasta gama de formandos, com todos os níveis de competência – de programas de formação para desenvolvimento de força de trabalho, como o AWS re/Start para pessoas desempregadas e subempregadas, aos centros de competências AWS, com aprendizagem presencial e exposições imersivas, que ‘dão vida’ à computação em cloud. A AWS também oferece outras formações digitais, autodidatas e planos de aprendizagem, através do AWS Skill Builder e do AWS Educate, centros de aprendizagem on-line.
Para conseguir alcançar a meta de 29 milhões, a AWS lançou e amplificou várias iniciativas de formação gratuitas e diversificadas. Ofereceu mais de 600 formações e planos de aprendizagem, on-demand, disponíveis em 14 línguas no AWS Skill Builder; triplicou a presença global do AWS re/Start, um programa de formação que agora é lecionado em mais de 200 cidades e 60 países; abriu três novos centros de competências AWS em Seattle, Arlington e Cidade do Cabo, disponíveis a qualquer pessoa interessada em iniciar a sua jornada de aprendizagem em cloud; e proporcionou acesso a formação autodidata e gratuita a iniciantes em tecnologias da cloud, com acesso a um job board e a uma comunidade de apoio no AWS Educate.
Através destas iniciativas de formação globais, a AWS tem conseguido observar as últimas tendências relativamente ao tipo de conteúdos e de formação que têm mais procura por parte do público. Cursos baseados em funções, como os de Cloud Practitioner, Solutions Architect, Developer e Data Analytics, lideram em termos de popularidade, prova de que o desenvolvimento de carreira é um fator de motivação chave. A AWS também observou outra tendência, a de que as pessoas querem divertir-se enquanto aprendem. À medida que a inteligência artificial (IA) e o machine learning (ML) emergem como uma tecnologia revolucionária, a procura por formação relacionada com estas áreas tem disparado. Esta procura reflete-se nos cursos de IA/ML mais populares, que são Amazon Bedrock Getting Started, Introduction to Generative AI – Art of Possible, Amazon Q Business Getting Started e Amazon Q Introduction.
A Amazon continua a investir na oferta de formação gratuita e de baixo custo em competências de cloud computing e IA para pessoas de todos os contextos e níveis de competência. O objetivo é construir uma realidade formativa mais inclusiva, de talentos diversos e qualificados em todo o mundo, preparada para o futuro do trabalho, que passa pelo domínio de tecnologias de IA. A iniciativa AI Ready, recentemente anunciada pela Amazon, tem o objetivo de formar gratuitamente, até 2025, dois milhões de pessoas em competências de IA, e traz consigo novos cursos gratuitos, como o Amazon PartyRock no AWS Educate ou os novos cursos no AWS Skill Builder.
Além das competências técnicas de IA, a AWS também quer apoiar o desenvolvimento soft skills, em áreas como a comunicação e a resolução de problemas. Com esse objetivo, a AWS lançou o SimuLearn, uma ferramenta alimentada pelo Amazon Bedrock, e que proporciona uma experiência de aprendizagem imersiva. Uma combinação de simulações com IA generativa e formação prática, para ajudam a traduzir problemas empresariais em soluções técnicas. Os formandos envolvem-se em conversas interativas com clientes virtuais para reunir requisitos, propor soluções, receber feedback contextual e otimizar arquiteturas – simulando interações reais, com clientes reais.
A Amazon Web Services (AWS)
Desde 2006, a Amazon Web Services tem sido a oferta de cloud mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS tem expandido continuamente os seus serviços para suportar virtualmente qualquer workload na cloud, e tem agora mais de 240 serviços totalmente abrangentes para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, machine learning (ML) e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, segurança, híbrido, media e desenvolvimento, implementação e gestão de aplicativos em 105 zonas de disponibilidade (ZD) em 33 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 21 zonas de disponibilidade e cinco regiões AWS adicionais na Malásia, no México, na Nova Zelândia, na Arábia Saudita, em Taiwan e na Tailândia e na AWS European Sovereign Cloud. Milhões de clientes – incluindo startups em fase de crescimento mais rápido, grandes empresas e principais agências governamentais – confiam na AWS para alimentar as suas infraestruturas, tornar-se mais ágeis e reduzir os custos.
A Amazon
A Amazon é orientada por quatro princípios: obsessão pelo cliente e não pela concorrência, paixão pela invenção, compromisso com a excelência operacional e pensamento a longo prazo. Esforça-se por ser a empresa mais centrada no cliente, o melhor empregador e o local de trabalho mais seguro da Terra. Avaliações de clientes, compras com um clique, recomendações personalizadas, Prime, Fulfillment by Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das soluções pioneiras da Amazon.
Nota: imagem AWS