Quinta de Chocapalha Syrah 2020
Frescura e elegância trazem a primavera

Para dar as boas-vindas à primavera, a Quinta de Chocapalha apresenta o mais recente lançamento, o Syrah tinto 2020. Um monovarietal onde a elegância e a frescura se fundem para expressar, com autenticidade, o terroir que goza de uma feliz confluência geográfica, com vinhas localizadas entre a Serra de Montejunto e o mar.

Texto: Redação «human»

.

Proveniente de uma vinha com 30 anos de idade, o Quinta de Chocapalha Syrah tinto 2020 passou por um estágio em barricas de carvalho francês durante 18 meses. Elegante, equilibrado e fresco, este Syrah apresenta notas de especiarias, amora e ameixa. Na boca apresenta grande complexidade, boa fruta e excelente acidez.

Para além de uma nova referência no portefólio, e de forçar a gama de vinhos de quinta, este tinto apresenta uma nova imagem, resultado de um rebranding que a Quinta de Chocapalha está a fazer em todos os rótulos da sua gama de vinhos de quinta. Sem perder a identidade, a nova imagem é uma simbiose entre o clássico e o moderno, onde a elegância predomina.

No rótulo é salientado o ano de 1875, data associada à construção da casa na Quinta de Chocapalha, onde hoje reside a família Tavares da Silva. O rebranding tem como objetivo reforçar a história deste projeto familiar. 

.

A quinta

A Quinta de Chocapalha, situada na Aldeia Galega, em Alenquer, região demarcada de Lisboa, é referida desde o século XVI pelas suas excelentes vinhas e pelos seus vinhos. Pertenceu, desde os começos do século XIX, a Constantino O’Neil, que mais tarde a doou a Diogo Duff, fidalgo escocês muito estimado do Rei D. João VI, que o condecorou com a comenda de Torre e Espada. A quinta permaneceu na posse da família Duff até à década de 80 do século passado, altura em que foi adquirida por Alice e Paulo Tavares da Silva.

O casal investiu na restruturação e na replantação total dos 45 hectares de vinha e na adega e introduziu novas técnicas de cultivo com o intuito de dar continuidade às antigas tradições desta quinta vinhateira, sempre em busca de uma melhoria das qualidades e prestígio dos seus vinhos.

Só na vindima de 2000, momento em que as vinhas atingiram a sua maturidade e a qualidade pretendida, se decidiu proceder ao engarrafamento dos melhores vinhos aí produzidos. Nessa altura, Sandra Tavares da Silva, filha dos proprietários, desafiou os pais a começarem a produzir vinho com as melhores uvas aí produzidas. A direção técnica passou então a ser assegurada por Sandra Tavares da Silva.

A assinatura de uma marca própria traz responsabilidades acrescidas, e porque a vinha e o vinho são os elementos centrais na Quinta da Chocapalha, é sobre eles que recaem todas atenções da família. A paisagem da quinta é caracterizada pelos seus altos e baixos, pequenos montes, vegetação abundante, com a Serra de Montejunto ao fundo. Aí sente-se a paz do campo, goza-se a pureza dos ares, ouve-se o chilrear da passarada e sente-se o espírito da vinha e do vinho.

Recentemente, a Quinta de Chocapalha passou também a integrar ofertas enoturísticas, com marcação, podendo visitar-se as vinhas e a adega, fazer uma prova de vinhos e até almoçar.