Nova diretora executiva de sustentabilidade do BPI

O BPI anunciou a nomeação de Bárbara Costa Pinto (na foto) como diretora executiva de sustentabilidade. Anteriormente, Bárbara Costa Pinto liderava a Direção de Crédito do BPI, desde 2021, responsável pela admissão de crédito de particulares (consumo e habitação) e empresas (incluindo empresários e negócios, pequenas e médias empresas – PME, especialização sectorial e grandes empresas).

Nessas funções, Bárbara Costa Pinto contribuiu para que o BPI tenha cumprido, com um ano de antecedência, os compromissos assumidos no seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024 no que diz respeito ao volume de negócios sustentável. Entre 2022 e 2023, o banco atingiu um volume de 4,1 mil milhões de euros (face à meta de 4 mil milhões prevista para o final de 2024), entre outras, em operações de financiamento verde para empresas e linhas de financiamento de apoio à transição sustentável, à eficiência energética e à reabilitação urbana.

Licenciada em Economia, pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Bárbara Costa Pinto possui também um Masters in Business and Administration (MBA) pela Cranfield School of Management, no Reino Unido. Com um percurso de quase 30 anos no BPI, desempenhou funções nas direções de Corporate Finance e Project Finance. Entre 2015 e 2019, foi diretora coordenadora de financiamentos estruturados.