Cegid reforça oferta tecnológica para canal HORECA e sector do retalho em Portugal

Fornecedora com posição de destaque em soluções de gestão empresarial na cloud para profissionais dos sectores financeiro, de recursos humanos, contabilidade e retalhista, para empreendedores e pequenas empresas, a Cegid anunciou a compra da Vendus, empresa portuguesa fornecedora de software de faturação on-line e POS (ponto de venda) para pequenas e médias empresas (PMEs), como lojas de retalho, restaurantes, cafés, entre outros. Esta é a sexta aquisição realizada pela Cegid este ano na região ibérica, que confirma a estratégia de crescimento da empresa para acelerar a sua consolidação a nível europeu em software cloud de gestão empresarial.

Com uma interface simples, prática e intuitiva, as soluções da Vendus caracterizam-se pela sua mobilidade e pela customização e permitem gerir e controlar o desempenho e a rentabilidade dos negócios, além de facilitar às empresas o cumprimento fiscal e legal. Os mercados abrangidos pela Vendus contam com mais de 15 mil clientes e compreendem Portugal, Espanha, Angola, Cabo Verde e Moçambique, mercados onde a Cegid tem vindo a expandir a sua operação.

A incorporação da Vendus reforça a oferta de soluções cloud da Cegid para acelerar a digitalização e fazer crescer os negócios das PMEs do sector de retalho e restauração. De acordo com a empresa, este sector vale cerca de 25% do produto interno bruto (PIB) ibérico, distribuído por mais de 900.000 empresas, e regista um baixo nível de digitalização.

Santiago Solanas, chief executive officer (CEO) da Cegid para a Península Ibérica, a América Latina e África, assinala: «A Vendus é uma das empresas mais importantes de software de faturação on-line e ponto de venda em Portugal, o que reforça a nossa posição como fornecedor de referência para pequenas e médias empresas num dos mais importantes sectores da economia portuguesa, a restauração e o comércio de retalho. O nosso objetivo é continuar a abrir um universo de possibilidades para os nossos clientes, apoiando os empresários a abraçar de forma mais preparada a transformação digital e a melhor a gestão dos seus negócios. Com a integração da Vendus, enriquecemos o nosso portfólio de soluções úteis e inovadoras, para que os nossos clientes possam crescer e acrescentar valor aos seus negócios. A Vendus é um dos mais relevantes fornecedores de software de faturação on-line e ponto de venda em Portugal, o que fortalece o nosso posicionamento neste mercado estratégico para nós.»

Com a aquisição da Vendus, a Cegid passa também a gerir um dos maiores diretórios de informação empresarial do país, o Racius, que conta com informação de mais de um milhão de empresas.

Dos órgãos executivos da empresa, que preveem um volume de negócios de dois milhões de euros em 2023, o CEO, Nuno Santos, e o chief information officer (CIO), Jorge Oliveira, continuarão envolvidos após a aquisição estar finalizada. A Vendus conta com 18 colaboradores que agora se juntam à Cegid.