A «bala de prata» das organizações

Escassez de talento. Sim, um tema da ordem do dia na agenda de todos os gestores de pessoas. Uma realidade transversal a todos os mercados e que continua a afetar as organizações a nível global.

Texto: Sérgio Cabral

.

A gestão de talentos, nestes tempos de necessária reinvenção, no contexto de um mundo profundamente inquieto e com uma revolução tecnológica em curso, trata-se, no limite, de uma questão de sobrevivência e sustentabilidade do negócio.

A expressão «bala de prata», importada do folclore, foi tipicamente adotada como uma metáfora para designar uma solução simples para um problema complexo, com grande eficiência. Nas organizações, em particular na área tecnológica, esta ideia veio relevar a importância de identificar as «balas de prata» ou os fatores-chave de um projeto que podem ser influenciados para aumentar a probabilidade do seu sucesso. Está claro hoje, através do «TGV» da realidade, que constitui um ponto crítico, um compromisso estratégico das organizações no desenvolvimento de uma gestão integrada de talento, holística e competitiva, que seja capaz de atrair, capacitar e cuidar da sua equipa de profissionais. Sendo esta, a par da inovação, uma das «balas de prata» de qualquer wise company.

.

A nossa proposta de valor: como podemos apoiar

Na Header™, estudamos as pain-points dos nossos clientes e pensamos soluções de acordo com o conceito de que as organizações são um ecossistema. É por essa razão fundamental que desenvolvemos uma abordagem integrada de linguagens que comunicam entre si e que convergem num pacote de soluções que percorrem todo o ciclo de vida dos profissionais nas organizações.

A Header™ desenvolve uma abordagem integrada de linguagens que comunicam entre si e que convergem num pacote de soluções que percorrem todo o ciclo de vida dos profissionais nas organizações.

.

Talento: da aquisição ao offboarding

Se estivermos a considerar a atração e a seleção de pessoas, estas soluções assentam nas best practices em employer branding, executive search ou headhunting. Por outro lado, no que concerne à identificação e à avaliação interna do talento, a Header™ disponibiliza aos seus clientes metodologias de assessment center adaptados ao business-case, para uma resposta modelada de acordo com a necessidade concreta da organização.

Mas nestes tempos de escassez de talento é especialmente importante apostar também na capacidade de aprendizagem e evolução dos profissionais e na potenciação das suas competências. Nesse sentido, a Header™ desenvolve soluções de training, e-learning, b-learning, à medida, imersivas e inovadoras, apoiando a alavancagem do desenvolvimento do capital humano. No que concerne à fidelização do talento, criamos retention plans, trazendo a capacidade de reter os melhores performers e desenvolvemos career plans sustentáveis e alinhados com as necessidades do negócio e com o propósito de carreira das pessoas. No patamar de C-level, criamos um pipeline de sucessão, através de succession plans, acautelando o futuro do negócio.

Apoiamos os chief executive officers (CEOs) e os comités executivos no desenvolvimento das suas lideranças com base em programas de executive coaching e assessoramos os nossos clientes na criação de canais de comunicação efetivos e eficientes vertidos em programas de board services, permitindo uma gestão de topo mais alinhada e eficaz.

Na Header™ assessoramos o desenvolvimento de uma estratégia de gestão de talento e entregamos a sua execução. Somos parceiros e senior advisors, e estamos cá para apoiar na alavancagem de potencial, ao serviço do negócio.

.

Sérgio Cabral é chief operations officer (COO) da Header™ Top Executive Partners.