Porto Business School com novo ciclo diretivo

José Esteves (na foto ao centro) assumiu a direção da Porto Business School, sucedendo a Ramon O’Callaghan. O novo board executivo da escola de negócios da Universidade do Porto (UP) conta também com Patrícia Teixeira Lopes e Luís Garrido Marques (também na foto). Em conjunto, e sob a direção de José Esteves – que conta com uma vasta experiência no sector empresarial e académico – iniciam um novo ciclo diretivo, assumindo um compromisso de continuidade face ao trabalho consolidado, ao mesmo tempo, que perspetivam uma jornada de expansão para a instituição.

.

Inovação, excelência académica, posicionamento internacional e impacto na sociedade

Repensar o posicionamento internacional da Porto Business School e redesenhar os programas, orientando-os, cada vez mais, às necessidades do mercado, do talento e dos padrões internacionais são dois dos pontos fulcrais da direção, que acaba de tomar posse. Adicionalmente, a estrutura executiva pretende inovar nas metodologias de aprendizagem na educação dos líderes executivos.

Em representação da escola e do executivo, José Esteves vai liderar, ainda, um conjunto de iniciativas com o intuito de fortalecer a já robusta reputação da Porto Business School enquanto escola de negócios internacionalmente reconhecida, criando centros de conhecimento com a University of Porto Business and Economics (UPBE) – consórcio entre a Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Este novo ciclo ficará, igualmente, marcado pelo desenvolvimento de áreas fundamentais, como a inovação, sustentabilidade, a diversidade, a inclusão e o empreendedorismo.

A Porto Business School tem um modelo de gestão único, resultado da parceria ativa entre a Universidade do Porto e 40 grandes empresas nacionais e multinacionais, promovendo um ecossistema, no qual se cruzam a excelência e o rigor do universo académico e a diversidade de realidades empresariais.

.

Board executivo reforçado para o novo ciclo

O novo ciclo de liderança de quatro anos da Porto Business School assinala, igualmente, o reforço do board executivo, destacando-se, aqui, dois elementos: Patrícia Teixeira Lopes e Luís Garrido Marques, que se juntam a José Esteves.

José Esteves, dean da Porto Business School, refere: «Os primeiros dias como dean da Porto Business School confirmaram o desafio e as expectativas positivas. O diagnóstico efetuado permite-nos encarar com entusiasmo as oportunidades do futuro em áreas tão relevantes do sector empresarial, como são os casos da transformação digital, da sustentabilidade e, naturalmente, do talento.» E acrescenta: «Continuaremos comprometidos com uma liderança sólida e reforçada em direção a novos patamares de excelência académica e impacto na sociedade.»

Com um percurso de excelência além-fronteiras e com uma ligação de duas décadas à IE Business School – escola de negócios sediada em Madrid, Espanha, que figura no top 10 dos principais rankings europeus –, o novo presidente da direção da Porto Business School é formado na área de Sistemas de Informação pela Universidade do Minho e doutorado pela Universidade Politécnica da Catalunha, em Barcelona. No seu currículo, destaca-se ainda a ligação à Harvard Business School, em Boston.

Patrícia Teixeira Lopes, vice dean da Porto Business School, revela por sua vez: ‘Foi com enorme motivação que aceitei dar continuidade a mais um ciclo de gestão, sempre focada no objetivo de acrescentar valor. Acredito que José Esteves irá trazer muito conhecimento à Porto Business School e continuará a trilhar o caminho da inovação traçado e impulsionado durante os oito anos de direção de Ramon O’Callaghan.»

Por sua vez, Luís Garrido Marques, professor convidado e diretor de diversos programas da Porto Business School, passa a integrar o board executivo, ocupando também o cargo de vice dean. Sobre o novo desafio assinala: «É um privilégio fazer parte desta equipa. Para os próximos quatro anos, o meu compromisso é contribuir para a missão e para a materialização da visão da Porto Business School. Acredito que a minha carreira, muito ligada ao mundo empresarial, irá certamente ajudar a trazer o pragmatismo e a inovação necessários para o futuro que estamos a desenhar para a nossa escola.»

.

A Porto Business School

A Porto Business School é uma escola de negócios com características únicas. Apoiada por um conjunto de 40 organizações, nacionais e multinacionais e pela Universidade do Porto, tem por missão a preparação de indivíduos e empresas para serem agentes da mudança ao longo da vida. Este modelo de gestão diferenciador, que combina o pragmatismo e experiência real das empresas com o rigor académico e o acesso a investigação avançada, permite à Porto Business School a capacidade de estimular a mudança, aliando o saber fazer com o poder fazer, antecipando o futuro e criando as competências necessárias para indivíduos e organizações. Presente nos rankings do The Financial Times desde 2011, a Porto Business School tem três acreditações internacionais (AACSB, AMBA, EFMD), as suas pós-graduações estão entre as melhores do mundo (Eduniversal Best Masters Ranking) e os seus programas de formação para executivos estão no top 40 mundial (The Financial Times Executive Education Ranking).