Decréscimo no número de desempregados registados

No sentido de identificar evoluções ao nível do mercado de trabalho, a Randstad analisou dados de janeiro e fevereiro, provenientes das estatísticas do serviço público de emprego nacional (IEFP, Instituto do Emprego e Formação Profissional) e da Segurança Social.

Antes de mais, é possível verificar que o número de desempregados registados diminuiu em 28.619 pessoas em comparação com o mesmo período do ano anterior e que foi registada a maior queda mensal nas contribuições para Segurança Social da série histórica.

Através da análise do comportamento mensal, é possível perceber que em fevereiro, em traços gerais, e relativamente ao mês anterior, janeiro, o número de desempregados apresentou um decréscimo em 6.441 pessoas (-2,0%). Nessa sequência, os pedidos de emprego também diminuíram, em 4.071(-0,8%).

Ao observar os dados interanuais, as estatísticas demonstram que, em comparação com fevereiro de 2022, existiu também uma diminuição nas duas variáveis, com uma queda de -40.032 pedidos de emprego (-7,8%) e a diminuição de pessoas desempregadas em -28.619 (-8,3%).

Em termos de regiões, este decréscimo comportou-se de forma comum no período homólogo. Verificou-se uma intensidade ligeiramente maior na Região Metropolitana de Lisboa. Com -11.686 pessoas desempregadas, o equivalente a 10,2%, esta área aproximou-se, em termos de valores, da Região Norte, com um decréscimo de 9.820 pessoas, ou seja, cerca de -7,7%. Em linha com esta tendência está também a Região Autónoma da Madeira, com -4.642, o que representa – 10,7%.

O Alentejo foi o local onde se verificou um aumento no desemprego, correspondente a 7,3%, traduzido em 1.092 pessoas.

Já em comparação relativamente ao período mensal, o decréscimo foi generalizado em todas as regiões, com especial destaque para o Norte e o Algarve.

Em conclusão, a Região Norte apresenta o maior número de desempregados registados no país, com 118.202 pessoas contabilizadas em janeiro de 2023.

Em termos de ofertas, os centros de emprego portugueses demonstraram um decréscimo anual, uma vez que registaram menos 3.894 ofertas (-22,5%). Apresentaram, porém, um crescimento mensal de ofertas, sobretudo do sector dos serviços.

Outros dados indicam ainda que, das pessoas inscritas como desempregadas nos centros nacionais de emprego, 56% são mulheres e 44% são homens, correspondendo cerca de 29% a pessoas com mais de 55 anos e uma menor parte a menores de 25 anos, cerca de 11%. É possível também perceber que o grupo profissional que apresenta maior número de desempregados foi o de trabalhadores da limpeza, seguido dos vendedores.

Por fim, quanto às colocações realizadas pelos serviços nacionais de emprego, no mês de fevereiro, o valor apresenta uma ligeira subida quando comparado com o mesmo período do ano anterior, mas uma descida relativamente ao mês anterior.

Uma outra vertente que estes dados destacam está relacionada com as contribuições para a Segurança Social, que apresentaram uma queda acentuada, com destaque na região de Lisboa, a apresentar -89.985 pessoas. Há ainda a destacar que, das contribuições efetuadas, existe uma diminuição na comparação com o mês anterior e relativamente às contribuições por trabalho dependente. Quanto a uma comparação interanual, existiu um ligeiro aumento. Neste tipo de trabalho, as remunerações apresentam ligeiras descidas mensais, porém, um aumento de 7,6% em relação a janeiro de 2022, com Lisboa a liderar em termos de valor e Beja no polo oposto.

Relativamente às contribuições por trabalho independente, a tendência em termos de evolução permanece negativa, tal como já havia sido iniciado no final de 2021.

Mais informações aqui.

.

A Randstad

A Randstad é uma das mais destacadas empresas de talento do mundo. Empenhada em proporcionar oportunidades equitativas a pessoas de todas as origens e ajudá-las a ser relevantes no mundo do trabalho de forma rápida e ágil, tem um profundo conhecimento do mercado de trabalho e procura ajudar os clientes a criar a força de trabalho de alta qualidade, diversificada e ágil de que precisam para serem bem sucedidos. Os seus cerca de 46.000 empregados em todo o mundo têm um impacto positivo na sociedade, ajudando as pessoas a realizar o seu verdadeiro potencial ao longo da sua vida profissional. A Randstad foi fundada em 1960 e tem a sua sede em Diemen, na Holanda. Em 2022, nos 39 mercados em que atua, ajudou mais de dois milhões de pessoas a encontrar um emprego que ambicionam e aconselhou mais de 230.000 clientes sobre as suas necessidades de talento. Criou receitas no valor de 27,6 mil milhões de euros.