Uma partilha de João Catalão, mostrando como, no diálogo de coaching, associar símbolos aos objetivos estabelecidos pode focalizar e ajudar a apontar direções e caminhos facilitadores do raciocínio do coachee, e também agiliza o trabalho do coach.
.
Vídeo 159: Coaching talks – A força dos símbolos (por João Catalão)
Assumir um compromisso indexado a uma data ou momento simbólico constitui, só por si, um reforço motivacional. Durante o diálogo de coaching, associar símbolos aos objetivos estabelecidos não só focaliza como aponta direções e caminhos facilitadores do raciocínio do coachee. Esta ferramenta potencia também a autorresponsabilização do coachee, ao mesmo tempo que agiliza o trabalho do coach.
****
Esta série de vídeos é da autoria de Ana Teresa Penim e João Catalão, executive coaches, team coaches e mentores, membros da International Coach Federation (ICF), do The European Mentoring & Coaching Council(EMCC) e da ASESCO Asociación Española de Coaching. Os dois especialistas, autores dos livros «Ferramentas de Coaching», «Ferramentas de Team Coaching» e «Ferramentas de Mentoring», além de outros, são ainda fundadores da YouUp – The Coaching & Mentoring Company.
A partilha começou aqui, no espaço on-line da revista «human», a 3 de abril de 2020.