O ISEG – Executive Education anunciou a entrada em funções do novo Conselho de Administração, presidido por Luís Vaz Henriques, abrindo um novo ciclo na formação executiva do ISEG – Lisbon School of Economics & Management.
O novo Conselho de Administração integra igualmente Ana Isabel Morais, José Veríssimo, Mário Caldeira e Sandra Alvarez, reunindo experiência académica, executiva e de ligação ao tecido empresarial. Mário Caldeira é presidente do ISEG – Lisbon School of Economics & Management e Sandra Alvarez é presidente da Direção da ISEG Alumni Económicas, reforçando a articulação entre a Escola, a formação executiva e a comunidade alumni.
A nova administração assume como prioridade consolidar o ISEG Executive Education como parceiro de desenvolvimento das pessoas e das organizações. O objetivo passa por preservar e reforçar o núcleo da oferta atual – ISEG MBA, pós-graduações, programas executivos e soluções customizadas – e, simultaneamente, aprofundar a relação com empresas e instituições através de modelos de colaboração mais continuados, orientados para os desafios concretos de cada organização.
Mário Caldeira assinala: «A formação executiva é uma dimensão estratégica da ligação do ISEG às empresas e à sociedade. Este novo Conselho de Administração reúne experiência académica e empresarial que permitirá aprofundar essa relação e reforçar o posicionamento do ISEG Executive Education.»
Neste novo ciclo, a formação executiva é entendida de forma alargada: não apenas como transmissão de conhecimento, mas como instrumento para desenvolver novas competências, alinhar pessoas com a estratégia, trabalhar problemas empresariais reais e apoiar processos de transformação. A ambição é mobilizar de forma cada vez mais integrada o corpo docente e a investigação do ISEG, a rede de alumni, os alunos e parceiros do ecossistema, combinando aprendizagem, conhecimento aplicado, inovação e experiências de desenvolvimento executivo.
Luís Vaz Henriques refere por sua vez: «A formação executiva tem, hoje, de ir além da transmissão de conhecimento. Tem de desenvolver competências, alinhar pessoas com a estratégia e ajudar as organizações a trabalhar problemas reais e a transformar aprendizagem em impacto. O ISEG possui ativos extraordinários — professores, investigação, alunos, alumni e uma forte ligação ao mercado — e queremos mobilizá-los de forma cada vez mais integrada ao serviço das pessoas e das organizações.»
Entre as prioridades do novo Conselho de Administração está também o reforço da relação com empresas e instituições, através de programas customizados, corporate academies, conhecimento aplicado e novos modelos de colaboração empresarial, com particular atenção à inteligência artificial (IA), à transformação digital, à liderança e à inovação. A sustentabilidade económica, a internacionalização, a qualidade da experiência dos participantes e a contribuição para rankings e acreditações internacionais continuarão igualmente no centro da agenda do ISEG Executive Education.
Luís Vaz Henriques assume a presidência depois de mais de três décadas de experiência profissional em tecnologia, transformação digital, saúde, telecomunicações, consultoria e banca, conjugando uma carreira executiva com atividade académica no ISEG. Doutorado em Gestão pelo ISEG, tem desenvolvido trabalho nas áreas de estratégia, sistemas de informação, transformação organizacional e criação de valor através da tecnologia.
A nova liderança pretende dar continuidade à ambição histórica do ISEG de ser um parceiro relevante para o desenvolvimento e competitividade das organizações portuguesas, reforçando simultaneamente o alinhamento entre o ISEG e o ISEG Executive Education e valorizando o conhecimento e o capital humano da Escola.
Nota: na imagem, da esquerda para a direita, Mário Caldeira, Sandra Alvarez, Luís Vaz Henriques, Ana Isabel Morais e José Veríssimo
O ISEG
O ISEG – Lisbon School of Economics & Management é uma instituição de ensino superior com uma elevada reputação internacional, reconhecida pela qualidade dos seus graduados, pela investigação e pelo impacto na comunidade. Fundado oficialmente em 1911, o ISEG foi a primeira escola de Economia e Gestão de Portugal e integra a Universidade de Lisboa.
Enquanto escola de referência no ensino e na produção científica nas áreas de Finanças, Economia, Gestão e Matemática Aplicada à Economia, o ISEG tem cerca de 4.500 alunos, dos quais 20% são estrangeiros, distribuídos por oito licenciaturas, 22 mestrados e seis programas de doutoramento.
O ISEG faz parte de um grupo restrito de escolas que possuem as acreditações AACSB e AMBA e a excelência do seu ensino é distinguida pelo «Financial Times», onde teve já quatro entradas – Top 50 da Formação Executiva, Top 70 das Best Business Schools da Europa, Top 65 no European Rank de Executive MBA e o reconhecimento do Master in Finance no TOP 30. Além disso, passou este ano a integrar o Tier One do Global MBA Rankings da CEO Magazine.
O ISEG Executive Education
O ISEG Executive Education é a unidade de formação executiva do ISEG – Lisbon School of Economics & Management, da Universidade de Lisboa. A sua oferta inclui o ISEG MBA, pós-graduações, programas executivos e soluções customizadas para empresas, combinando conhecimento académico, experiência de gestão e ligação aos desafios reais das organizações.
