Um Natal sem luz e com decoração 100% sustentável

A concessionária automóvel Carclasse aposta na redução do consumo energético durante a época natalícia. Tendo em conta as atuais crises climática e energética e a necessidade em diminuir as emissões de gases com efeito de estufa das suas operações, a empresa optou por assinalar as festividades com uma decoração 100% sustentável e eliminação de toda a iluminação.

Hugo Padrão, responsável da qualidade da Carclasse, assinala: «Este Natal, pretendemos reduzir os consumos e as emissões comparativamente aos anos anteriores. Optámos por eliminar toda a iluminação e desta forma prevemos diminuir cerca de 2% das emissões anuais deste âmbito, evitando assim a emissão de quase 10 toneladas de CO2. Ao mesmo tempo, colocámos no interior pinheiros naturais, com decorações feitas com papel e madeiras. As árvores naturais têm uma pegada insignificante quando comparadas às de plástico, que têm consumos maiores de produção e transporte. Além de que não são recicláveis e acabam em aterros. No final, as árvores deste ano serão para replantar. Acima de tudo, pretendemos sensibilizar e influenciar colaboradores, clientes e outros stakeholders relevantes.»

Esta iniciativa vem no seguimento de outras medidas que a Carclasse tem contempladas no seu Plano de Ações para o Desenvolvimento Sustentável, como o aumento da sua capacidade produtiva de energia solar fotovoltaica, a adesão a comunidades energéticas de partilha de excedentes, a implementação da ISO 14001, a otimização das rotas de distribuição internas, a digitalização de processos e, por último, uma grande aposta na sensibilização dos colaboradores.

Com mais de 25 anos de história no sector automóvel, a Carclasse é o maior concessionário e oficina autorizada da Jaguar Land Rover e Mercedes Benz em Portugal, com aposta no segmento premium. Aposta na dinâmica, no profissionalismo e na qualidade com que atende às necessidades dos seus clientes, procurando assegurar um elevado e diferenciado grau de satisfação.