CEGOC comemora 60 anos em Portugal

Foi a 12 de dezembro de 1962 que o então Centro de Estudos e Organização Científica começou a operar no mercado português. Com a denominação CEGOC, é mesmo a única empresa no mercado português a operar há 60 anos, sob a mesma insígnia, em Formação, Consultoria, Coaching e Recrutamento & Seleção. Sempre com visão inovadora, de aposta constante em novos métodos, instrumentos e abordagens pedagógicas.

A CEGOC é a representante em Portugal do Grupo CEGOS – multinacional francesa com posição de destaque internacional na área de Learning & Development, a qual,com praticamente um século de experiência, marca presença em mais de 50 países na Europa, na América Latina, em África e na zona Ásia-Pacífico. Face a esta presença, que engloba uma rede de parceiros de confiança espalhados por todo o globo, a CEGOC e as restantes filiais do Grupo CEGOS contribuem para a formação e transformação pessoal e profissional de mais de 250 mil pessoas.

O Universo CEGOS, com cerca de 200 milhões de euros em receitas, conta com 1.100 colaboradores e acima de três mil consultores parceiros. Com cerca de 15 mil percursos de aprendizagem disponíveis em 20 idiomas, toda a organização tem também mais de 500 mil utilizadores na plataforma LearningHub@cegos. Tudo, junto de mais de 20 mil empresas clientes.

Ricardo Martins, diretor geral da CEGOC, assinala: «É a oportunidade de celebrar a excelência no desenvolvimento de soluções e novas dinâmicas que respondam às necessidades e exigências de clientes e parceiros. É também um dia de homenagem a tantos profissionais que, ao longo destas décadas, deram o melhor de si, o seu know-how em torno de um projeto que se reinventa diariamente, mas que só o pode fazer se tiver no seu seio os melhores – colaboradores, clientes e parceiros.»

.

Seis décadas de desafios e transformações

Estas seis décadas assistiram à emergência de novos paradigmas de negócio e várias mudanças estruturais dos mercados. Nesse sentido, a CEGOC procurou sempre reinventar-se e inovar. Para tal, assume-se como um laboratório que visa testar novas formas de conceber, instalar e escalar projetos de (trans)formação organizacional, soluções de aprendizagem adaptativas, à medida, não só presenciais, mas em formato híbrido e 100% digital.

Os projetos de (trans)formação nacionais e internacionais fazem-se junto de clientes, que vão desde PMEs (pequenas e médias empresas) a multinacionais que integram o ranking «Fortune 500». Tem sido um motor de aceleração para as áreas core do negócio do Grupo. As primeiras caminhadas na área do digital e do e-learning começaram precisamente em Portugal. Nesse sentido, existe uma equipa 100% dedicada a inovação e desenvolvimento de soluções de digital learning que opera a partir de Lisboa para o mundo.

A CEGOC encontra-se na vanguarda no que concerne à aposta em soluções de aprendizagem em contexto digital.Desde conteúdos e-learning multilingues a vídeos de formação on demand, classes virtuais síncronas e assíncronas, recursos interativos, acompanhamento personalizado através de e-tutoria e e-coaching, até novas abordagens pedagógicas, como 4REAL (Real Efficient Adapted Learning) e MyStory, a CEGOC visa alcançar uma experiência de aprendizagem, numa perspetiva de implementação a longo prazo.
A mais recente oferta formativa com este cariz é a Academia Digital Corporativa, uma solução plug & play pensada para organizações que desejem criar uma academia corporativa on-line própria, através da externalização desses serviços.

Também a plataforma LearningHub@cegos, com cerca de 500 mil utilizadores e mais de 15 mil percursos de aprendizagem disponíveis em 20 idiomas, é o exemplo dos objetivos da CEGOC em implementar uma aprendizagem estruturada com outros participantes, chefias diretas, especialistas, colegas e pares.

De destacar, ainda, que a CEGOC é representante exclusiva em Portugal da FranklinCovey – líder mundial especializada nas áreas de Liderança, Produtividade, Execução e Confiança, com mais de 25 milhões de pessoas formadas em todo o mundo. Possui também parceria com o 70:20:10 Institute e assegura ainda a representação exclusiva da Huthwaite International e do programa SPIN Selling Skills – o modelo de Venda Consultiva mais aplicado e reconhecido por profissionais de vendas em todo o mundo.

.

Reconhecimento por um trabalho de excelência

A nível internacional, o Grupo CEGOS foi considerado pela Training Industry uma das 20 melhores empresas de formação na área de Liderança (sétimo ano consecutivo), desenvolvimento de Conteúdos à Medida (décimo segundo ano consecutivo) e gestão externalizada de Serviços de Formação. Também o Brandon Hall Group, responsável por um dos prémios mundiais com maior prestígio na área de Human Capital Management, reconheceu a excelência da CEGOS em categorias como «Excellence in Learning», «Best Sales Program for Sales Training and Performance» e «Best Advance in Leadership Development».

Em Portugal, a CEGOC regista quatro vitórias consecutivas na categoria «Formação, Coaching e Desenvolvimento Profissional» do prémio «Melhores Fornecedores RH», promovido pela Associação Portuguesa de Gestão das Pessoas (APG). E foi também durante quatro anos vencedora do prémio «Cinco Estrelas» na categoria de «Formação e Desenvolvimento de Recursos Humanos».