The Yeatman
Eventos vínicos de regresso

Os eventos vínicos estão de regresso ao The Yeatman. Elisabete Fernandes, distinguida com o prémio «Women in Wine & Spirits – ‘50 – List of Excellence’», lidera o Departamento Vínico do hotel, que foi também distinguido com a «Melhor Lista de Vinhos de Hotel do Mundo» (pela conceituada revista britânica de vinhos «The World of Fine Wine»). A responsável dirige uma garrafeira composta por mais de 30.000 garrafas e 1.300 referências distintas.

Texto: Redação «human»

A margem sul do Rio Douro volta a ser o ponto de encontro com direito a uma vista privilegiada sobre a cidade. O The Yeatman promove, uma vez mais, uma agenda semanal de eventos vínicos, que apresentam os melhores produtores das várias regiões vitivinícolas nacionais, desde os Vinhos Verdes ao Alentejo, passando pelos arquipélagos da Madeira e dos Açores.

No calendário dos jantares vínicos para este mês destaca-se, como próximo anfitrião o Bacalhoa, a 31 de março. Abril inaugura com o 100 Igual a marcar a agenda para a primeira quinta-feira do mês, dia 7, seguido da Casa Ferreirinha no dia 14, do Churchill’s no dia 21 e da Casa Ermelinda Freitas no dia 28. Já os jantares vínicos de maio começam com João Cabral de Almeida no dia 5, seguindo-se Azores Wine Company dia 12 e Adega Mayor no dia 19.

O menu, de quatro pratos, é desenhado em exclusivo para cada jantar vínico, pelo chef Ricardo Costa (chef executivo do The Yeatman), de acordo com o alinhamento de vinhos criado entre cada produtor e Elisabete Fernandes, com objetivo de proporcionar uma experiência única, descobrindo os novos lançamentos ou até colheitas antigas, assim como edições particulares e formatos especiais de garrafas, que ajudam a contar a história singular de cada marca e de cada projeto. Estes jantares únicos têm o custo de 90 euros por pessoa, com vinhos incluídos.

O «Meet the Winemaker» prepara também o seu regresso ao hotel, um ano depois da sua estreia, embora com datas ainda a definir. Este formato convida a provar uma seleção de vinhos do produtor convidado, acompanhada de uma seleção de queijos e enchidos, num ambiente de masterclass com vista para o Douro. Ao leme desta viagem está Elisabete Fernandes, que assinala: «O The Yeatman, desde a sua inauguração, afirma-se enquanto embaixada de vinhos portugueses da melhor qualidade, promovendo a história e património vitivinícola português, as suas regiões, os perfis e as marcas, que colocam o mapa vitivinícola nacional como referência global. Estes eventos que promovemos são reflexo dessa mesma ambição, com o propósito de darmos a conhecer projetos portugueses, na primeira pessoa, que impulsionam todo o sector pela qualidade intrínseca dos produtos apresentados e da história da génese da sua marca e dos seus processos, bem como as pessoas que por eles dão a cara».

Mais informações aqui.