Esprinet melhora benefícios sociais de trabalhadores portugueses, italianos e espanhóis

Com posição de destaque no sul da Europa na distribuição de TI (tecnologias de informação), eletrónica de consumo e soluções avançadas, a Esprinet apresentou recentemente, e para 2022, novos benefícios sociais para os colaboradores do grupo.

Como parte da política de responsabilidade corporativa que sempre foi chancela do grupo, e que saiu ainda mais reforçada no plano estratégico para 2022-2024, o qual visa, entre outros, desenvolver um modelo de vendas sustentável (como o arrendamento), o bem-estar dos colaboradores é um pilar fundamental na empresa, que está cada vez mais orientada para as questões de ESG (environmental, social and governance).

Neste contexto, a Administração do Grupo Esprinet apresentou benefícios adicionais para os seus colaboradores: mais dias de smart working a serem utilizados ao longo do ano, para além dos dois dias semanais já oferecidos; na Península Ibérica, 80 horas adicionais de licença de paternidade, até um máximo de uma hora por dia, no primeiro ano de vida do bebé; e, em Itália, a possibilidade de tirar mais 10 dias úteis desta licença para além dos atualmente previstos em lei.

Quanto às mães, em Portugal e Espanha poderão usufruir de 80 horas de licença adicionais, até um máximo de uma hora por dia, no primeiro ano de vida do bebé. Já em Itália, está prevista uma cobertura de 100% dos primeiros dois meses de licença de maternidade opcional, com um adicional de 70% fornecido pela empresa.

Por último, foram anunciadas outras iniciativas de apoio a incapacidades, à parentalidade e à inclusão, bem como a atribuição, a todos os colaboradores do grupo, de um montante destinado a regalias ao nível do bem-estar, que poderão usar de forma livre.

Ettore Sorace, diretor de recursos humanos do Grupo Esprinet, assinalou: «O cuidado com o bem-estar físico e mental e a melhoria da qualidade de vida dos nossos colaboradores e das suas famílias são fatores fundamentais para o crescimento saudável da empresa, uma vez que contribuem para aumentar a motivação, a produtividade, a qualidade das relações e o ambiente de trabalho interno, em consonância com os nossos objetivos e dinâmicas de negócio. As nossas pessoas e as suas valiosas competências são o futuro da empresa e o motor para alcançar novos e cada vez mais importantes objetivos.»

A empresa foi recentemente reconhecida como Great Place to Work Certified Company, do Great Place to Work Institute, uma empresa internacional de investigação, consultoria e formação que premeia as melhores empresas para trabalhar em Portugal e em todo o mundo. Este resultado advém em particular do excelente ambiente que se vive na empresa, pela cultura organizacional baseada em valores partilhados e, bem como as iniciativas de bem-estar que visam promover um equilíbrio saudável entre a vida profissional e a vida profissional.

A Esprinet tem cerca de 1.600 funcionários, sendo que faturou 4,5 mil milhões de euros de faturação em 2020. A visão do grupo é simplificar a vida de pessoas e organizações, expandindo e facilitando a distribuição e o uso de tecnologia. Capacitar a experiência em tecnologia é a recompensa que sintetiza a evolução da empresa num hub de serviços de tecnologia genuíno que permite o uso da mesma. O grupo fornece cerca de 130.000 produtos (PCs, impressoras, acessórios, software, cloud, datacenters e cibersegurança, smartphones, áudio e vídeo, televisão, jogos, eletrodomésticos, mobilidade elétrica) de mais de 650 fabricantes a cerca de 31 mil empresas e distribuidores de consumo através de vários modelos de vendas, quer em self-service, quer assistido.