«Pela Nossa Pele»
Lembrar que somos natureza

«Pela Nossa Pele» é um projeto que visa refletir sobre o lugar onde vivemos e lembrar que somos natureza. Tem apresentações ainda este mês em Setúbal e no início de julho em Castanheira de Pêra.

Texto: Redação Human

.

Com produção da Partícula Extravagante e da Agência 25 e filmado na natureza selvagem do Coentral Grande, em Castanheira de Pêra, «Pela Nossa Pele» é um vídeo arte-dança de 30 minutos criado por Yael Karavan e Rita Vilhena e realizado em colaboração com Francisca Manuel, realizadora. Com performances de Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark e design de figurinos de Carlota Lagido, trata-se de um objeto artístico composto por imagens captadas com lentes micro e macro da pele das árvores, das veias dos rios e do corpo das bailarinas, contrariando a separação existente na sociedade urbana. O filme observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: corpo-terra, terra-corpo. Neste processo, explora a transformação do corpo feminino a fundir-se com a paisagem rural. As fronteiras da performance dos corpos das mulheres e da paisagem desaparecem, evidenciando a continuidade do estar vivo.

A juntar ao filme, há um workshop com a comunidade. Rita Vilhena e Yael Karavan dirigem a comunidade local numa ação performativa com a intenção de sensibilizar e motivar o pensamento crítico dos participantes sobre o tema do filme.

A apresentação de «Pela Nossa Pele» é assim acompanhada por uma performance que resulta de um workshop com a comunidade dirigido a todas as idades. Este projeto insere-se no universo da arte pública, com a intenção de abranger todas as pessoas, independentemente do seu meio financeiro, da sua classe ou da sua inclinação artística. Pretende-se ter de volta a natureza em diferentes espaços urbanos, onde outrora existiu, e assim lembrar que não somos independentes dela. Ou seja, devolver a presença da natureza silvestre à cidade.

As datas para as apresentações são as seguintes;

– em Setúbal, a 25, 26 e 27 de junho;

– em Castanheira de Pêra, a 2, 3 e 4 de julho.

Mais informações: e-mail (particulaextravagante@gmail.com), telm. 916 102 849.

Foto: Carlota Lagido

Teaser abaixo.

.