O futuro do trabalho pode exigir uma estratégia global de processamento salarial

A Seresco, empresa especializada em processamento salarial e recursos humanos, tem respondido aos desafios das novas formas de trabalhar, híbridas, remotas e globais, apresentando soluções para aquela que tem vindo a confirmar-se a tendência das médias e grandes empresas com representação internacional: o processamento salarial global.

Com base num estudo de benchmarking salarial da Deloitte, divulgado o ano passado, e pese embora as diferenças, cerca de 88% das empresas norte-americanas têm ou estão a desenvolver hoje uma estratégia salarial global. Este dado pode ser usado se considerarmos um indicador de tendência que se tem refletido também na Europa.

Igualmente, se pensarmos que o processamento salarial pode levar até cinco dias úteis a concretizar, esta estratégia faz ainda mais sentido, porque evita os custos elevados que as empresas assumem em tempo despendido ao sobrecarregarem a sua equipa de recursos humanos com temas que poderão ser mais mecânicos e respondidos mais celeremente, tendo em conta as especificidades de cada país, as leis e a própria tecnologia ao dispor.

Por tudo isto, os principais desafios enfrentados pelas equipas de salários, hoje, e considerando o futuro do trabalho, são por isso o trabalho a distância, a gestão do cumprimento das leis e dos regulamentos locais, incluindo as questões de RGPD, e a adaptação às novas tecnologias e serviços cloud incluindo neste ponto as questões de cibersegurança.

Tem havido um tema consistente dentro das soluções colocadas a estes desafios, que é o de que abraçar a tecnologia é a melhor forma de os profissionais de processamento salarial impulsionarem a produtividade, removerem processos ineficientes baseados em papel e manterem a conformidade com as mais recentes normas e regulamentos. A tecnologia baseada na cloud está a reescrever o futuro para as equipas de processamento salarial nos departamentos de recursos humanos.

Rita Mourinha (na foto), responsável da Seresco em Portugal, assinala: «Abraçar estas novas formas de trabalho, desenvolver ou implementar as estratégias desenvolvidas de processamento salarial global e enfrentar estes desafios de frente, são alguns dos ponto-chave a que as empresas devem responder para enfrentar o futuro do trabalho com êxito.»

De assinalar que Em Portugal a Seresco inclui a oferta de todo um portfólio de serviços e soluções para a administração de salários e de recursos humanos, prestando serviços no âmbito da externalização e da gestão económica.