Número 130, março-abril de 2021

É mesmo um desafio de olhos postos no futuro, como referimos na capa desta edição, o da mobilidade sustentável. Algo que tanto nos faz pensar, para o nosso trabalho, para a vida pessoal, e nem importa que o cenário seja o das cidades, porque também fora delas a questão se coloca.

Não se trata, no entanto, do único desafio. Se lhe damos o maior destaque aqui, não é por isso que deixamos de pensar em tantas outras coisas. Que nos desafiam, não a cada um de nós, mas a todos como comunidade. Aliás, um desafio tremendo é o que vivemos desde março de 2020, e ele marca um outro tema a que damos significativa relevância nas páginas seguintes, num especial RH sobre saúde e indústria farmacêutica. Como marca muitos outros trabalhos da edição.

.

Resumo da edição

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Dicas, Teletrabalho/ Spotlight/ Best Of/ Flash Interview, José Ruivo (Noocity)

– Primeira Opinião: Gabriela Pacheco, Vila Vita Park Resort & Spa

– Tema de Capa: Mobilidade sustentável

– Entrevista: João Braz Pereira, CEGOC/ FranklinCovey

– Imprevisibilidade: Raquel Nogueira, Bee Engineering

– Especial RH: Saúde e indústria farmacêutica

– Recrutamento: Helena Manoel Viana, VdA,Vieira de Almeida Sociedade de Advogados/ Catarina Balisa, SHL Portugal

– Em Direto: Alberto Bento, Companhia de Seguros Victoria

– Destaque: Formação/ Formação de executivos

– RH e Novas Tecnologias: Patrícia Santoni, Meta4

– Em Foco: Assessment

– Liderança: Mário Ceitil, APG

– Gaminar: SHIFT, adaptação à mudança

– Agilidade: Andre Bocater Szeneszi/ Raquel Tanurcov, K21

– Reportagem: Outplacement

– Estória: José Bancaleiro

– Espaço RH: Em Síntese/ Livro/ Web/ Eventos

– Lifestyle: Automóvel (Volvo C40 Recharge)/ Artes

– Última Página: António Souto

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

.

Edições anteriores

.

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.