Inquérito interno Xpand IT sobre o impacto do teletrabalho

O teletrabalho não alterou a produtividade e há vontade dos colaboradores para continuar neste formato. Esta é uma das conclusões de um inquérito aos colaboradores da Xpand IT, tecnológica portuguesa especializada em big data, data science, business intelligence, middleware, CRM, mobile e inteligência artificial.

A Xpand IT conta já com mais de 350 colaboradores e tem continuado a recrutar, num crescimento que não abrandou mesmo em tempos de pandemia. Desde março de 2020 que os colaboradores da tecnológica estão em teletrabalho e a empresa auscultou-os para perceber o impacto destas mudanças.

A maioria dos colaboradores assinalou que a cultura da empresa estava focada em trabalho remoto e flexível, permitindo que as suas funções pudessem ser cumpridas na íntegra neste formato. Além disso, os inquiridos consideram-se também preparados para continuar a trabalhar remotamente (4,4 – numa escala de 1 a 5).

Embora o inquérito identifique como menos positivo a ausência e o convívio próximo e pessoal com os colegas de trabalho no escritório, o trabalho remoto trouxe também benefícios e conquistas (mais de 90 pessoas admitem ter mais tempo para a família).

Rui Maia, senior partner e chief human resources officer (CHRO) da Xpand IT, assinalou: «Desde março de 2020 que as nossas vidas mudaram, a vários níveis. Na Xpand IT, o teletrabalho não era uma novidade, mas procurámos ouvir os nossos colaboradores e perceber o verdadeiro impacto destas contingências não só na sua performance profissional, mas também a nível pessoal. É por isso com satisfação que vemos que a adaptação ao trabalho remoto foi, de facto, rápida e fluida e que a motivação dos nossos Xpanders não foi afetada.»

Desde o início da pandemia, a Xpand IT colocou em prática várias medidas para contribuir para uma rápida adaptação ao teletrabalho, entre os quais se inclui: plano de saúde física e mental; sessões de home gym, com sessões de exercício físico em formato remoto, em parceria com personal trainers; possibilidade de participação num conjunto de sessões de psicoterapia com acompanhamento especializado; realização de eventos digitais, como o All Hands/Kick-off (ver aqui), de forma mais regular. Adicionalmente, todos os colaboradores receberam um vale «Home Office» no valor de 250 euros para comparticipar na aquisição de equipamentos para os escritórios nas suas casas.