A pandemia transformou o modo como vivemos, como nos relacionamos e como trabalhamos. Por isso, o El Corte Inglés aposta num conjunto de iniciativas que visam reduzir as distâncias, criar proximidade, promover o dinamismo nas equipas, reforçar o sentimento de pertença e reduzir o sentimento de distância entre colaboradores.
A empresa organiza, duas a três vezes por semana, workshops com temas como literacia digital, educação, inclusão, diversidade, igualdade, saúde e bem-estar ou ambiente e sustentabilidade. Sob o lema «Tod@s juntos para sermos melhores pessoas e melhores profissionais», estas iniciativas visam o envolvimento e a interação dos colaboradores com especialistas externos de várias áreas, para criar um impacto positivo na vida de cada colaborador.
Já em pleno novo confinamento, arrancou o clube de leitura do El Corte Inglés, com sessões mensais que visam contribuir para mais e melhor leitura e ainda para o aperfeiçoamento das competências de relação e comunicação com os outros. Cada sessão tem um escritor convidado (a primeira contou com a presença de José Rodrigues dos Santos).
Destaque também para a iniciativa Stock Off, criada a pensar unicamente nos colaboradores e na possibilidade de adquirirem produtos de tecnologia e para a casa a preços mais baixos. Trata-se de uma vasta seleção de artigos que têm pequenos defeitos, sobretudo nas embalagens, que resultam de devoluções de clientes ou que foram descontinuados.
No portal corporativo são lançados diariamente desafios à participação em concursos e passatempos (que muitas vezes se estendem aos filhos dos colaboradores), são publicadas informações de interesse geral e testemunhos inspiradores dos colaboradores. Os quizzes são a mais recente aposta e prometem testar a cultura geral e o conhecimento individual sobre o universo corporativo, com a oferta de prémios para os mais conhecedores.
Agora que a casa é o local de trabalho de muitos dos colaboradores que conseguem desempenhar as suas funções à distância, foi ainda lançado o movimento «ECIemcasa», em que os colaboradores são incentivados a partilhar com os colegas receitas de culinária, exercício físico ou remodelações.
Todas estas ações chegam aos colaboradores através do portal e do e-mail corporativos, e da aplicação NEXO, utilizada por 98% dos colaboradores.