Número 123, janeiro-fevereiro de 2020

A «human» entra em 2020 com uma nova imagem, que implicou também algumas mudanças no plano editorial. Mais do que especificá-las aqui, convida-se os leitores para as conhecerem diretamente nas páginas da revista, profusamente preenchidas com temas ligados à gestão do capital humano nas empresas e noutros tipos de organizações.

O principal destaque da edição vai para o coaching, com uma peça em que são ouvidos diversos profissionais desta atividade e em que cada um deles apresenta as ferramentas que considera essenciais no trabalho que desenvolve. Refira-se ainda, neste âmbito, uma entrevista com David Clutterbuck, cofundador da EMCC – European Mentoring and Coaching Council, um pensador de gestão, provocador e investigador, que escreveu mais de 70 livros sobre temas de recursos humanos (RH), sendo um desses temas, precisamente, o coaching.

De assinalar ainda os trabalhos sobre consultoria RH, e-learning e recrutamento, e outras entrevistas, nomeadamente com a nova líder da SHL Portugal, com um especialista no tema da agilidade e com um ex-candidato nas eleições norte-americanas que perspetiva um futuro cheio de robots no mundo do trabalho e com as pessoas dedicadas, provavelmente, às artes.

 

 

Resumo da edição

 

– Editorial: António Manuel Venda

– Zoom: Dicas (Melhorar o espaço de trabalho)/ Flash Interview (Zoltan Istvan, Transumanismo)/ Spotlight/ Best of/ Evento em Destaque (Fórum de Líderes para a Gestão do Talento)

– Primeira Opinião: Cristina Nogueira da Fonseca

– Tema de Capa: Coaching

– Entrevista: Susana Almeida Lopes, da SHL

– Em Foco: Recrutamento

– Opinião: Mário Ceitil, APG

– Reportagem: Consultoria RH

– Opinião: Betsy Kolkea, Meta4

– Entrevista: David Clutterbuck (Mentoring)

– Especial: e-Learning

– Opinião: Pedro Branco, Header

– Em Direto: Andre Bocater Szeneszi (Agilidade)

– Work Life Balance: Susana Silva, do El Corte Inglés

– Estória: José Bancaleiro

– Espaço RH: Em Síntese/ Livros/ Web/ Agenda

– Lifestyle:  Hotel (EPIC SANA Marquês)/ Restaurante (Casa de Pasto da Palmeira)/ Automóvel (SEAT Mii eletric)/ Cultura

Última Página: António Souto

 

Para adquirir esta edição da revista «human», envie por favor um e-mail com o seu pedido (geral@human.pt). Se preferir assinar a revista, pode fazê-lo aqui.

 

 

Edições anteriores

 

 

Estatuto editorial

A revista «human» é uma publicação mensal de informação e conhecimento no domínio da gestão, com particular enfoque na gestão das pessoas nas organizações. Faz parte de um projeto mais amplo, o projeto «human», que começou a tomar forma no dia 17 de novembro de 2008 com a colocação on-line do respetivo portal.

A revista destina-se a cargos médios e superiores da gestão de recursos humanos, cargos de direção geral, financeira e jurídica em pequenas e médias empresas (PME), formadores e consultores, professores universitários e estudantes da área.

As opções editoriais da revista (que pertence a uma empresa privada, a Just Media) são definidas pelo diretor, em conjunto com um conselho editorial. Têm por base uma postura independente de orientações políticas, religiosas, culturais ou económicas, com respeito pela diversidade, consciência ética e responsabilidade social. Os conteúdos são produzidos por uma equipa jornalística e ainda por diversos colaboradores que têm como característica principal o facto de abordarem temas sobre os quais detêm um conhecimento marcado sobretudo pela ligação ao mundo das organizações.

A «human» tem uma preocupação especial em apresentar exemplos de boas práticas na gestão das pessoas nas organizações, sem que isso signifique que deixe de marcar a sua opinião crítica em relação àquilo que considere justificável. Apesar de vocacionada para o domínio da gestão, em especial para a gestão das pessoas nas organizações, tem também espaço para temas de âmbito cultural e de lazer.