Graham’s
Bicentenário com várias iniciativas

A marca emblemática da Symington Family Estates está a preparar eventos em todo o mundo e lançamentos especiais para celebrar este ano aniversário número 200.

Texto: Redação Human

 

A Graham’s foi fundada em 1820, no Porto, por dois irmãos escoceses: William e John Graham. Adquirida pela família Symington em 1970, a reconhecida casa de Vinho do Porto – destacada no mercado no seu sector – é uma das últimas de origem britânica a estar nas mãos de uma única família (à semelhança das restantes marcas do portefólio da Symington – Cockburn’s, Dow’s e Warre’s). Este ano, a Graham’s – distinguida com a atribuição do «The Royal Warrant» (carta exclusiva de fornecedor oficial da Casa Real Britânica) pela Rainha Isabel II, em 2017 – celebra o seu bicentenário, assinalando-o com vários eventos em todo o mundo e lançamentos especiais.

Ao longo de 2020, a Symington vai promover um conjunto de jantares reservado a convidados – Porto, Londres, Nova Iorque, Paris, Amesterdão, Copenhaga, Dubai, Hong Kong e Xangai –, em que os membros da quarta e quinta geração da família apresentam uma coleção exclusiva, muito restrita, de vários vinhos do Porto Graham’s. A marca vai lançar uma edição comemorativa do seu Porto Late Bottled Vintage e uma nova edição especial do Porto Single Harvest Tawny para homenagear a arte de todos aqueles que estão envolvidos na produção destes vinhos, desde os responsáveis de armazém, aos tanoeiros e provadores.

Durante o verão, a Symington organizará dois jantares nas caves Graham’s 1890,  abertos aos apreciadores e consumidores da Graham’s, e que serão uma oportunidade única de degustar uma refeição entre as pipas onde se envelhecem os melhores vinhos do Porto do mundo. A noite incluirá uma performance musical ao vivo e o menu sugerido fará a ligação com vários vinhos do porto Graham’s. Ao todo, estarão disponíveis 40 entradas que serão anunciadas na página de Instagram da marca para aqueles que as queiram adquirir. Finalmente, em setembro, a Graham’s vai abrir uma loja pop-up no centro de Londres, celebrando o aniversário da marca com uma série de eventos temáticos e degustações especiais.

Johnny Symington, presidente da Symington Family Estates, referiu: «Este ano marca um momento incrivelmente especial para a Graham’s. O meu bisavô iniciou a sua vida profissional no sector vinícola a trabalhar na Graham’s em 1882, sendo que a geração do meu pai teve a oportunidade de adquirir a casa. Como família, estamos extremamente orgulhosos de ter produzido vinhos tão notáveis ao longo dos séculos XIX e XX e de poder continuar este extraordinário legado no século XXI. Estamos ansiosos para continuar este caminho que a Graham’s está a percorrer e ampliar o nosso negócio familiar.»

 

Dos tecidos ao vinho

Fundada há dois séculos, a história de Graham’s começou na cidade do Porto com os irmãos William e John Graham que fundaram a W. & J. Graham & Co para o comércio de têxteis. Em 1820, aceitaram 27 pipas de Vinho do Porto como pagamento de uma dívida, iniciando-se aí a vontade de dedicarem as suas energias à produção dos melhores vinhos do Porto do Vale do Douro. Com a aquisição da Quinta dos Malvedos e a posterior construção de uma pequena adega de pedra na propriedade em 1890, a Graham’s tornou-se uma das primeiras produtoras a investir em vinhas no Alto Douro. No mesmo ano, a empresa construiu um lodge em Vila Nova de Gaia, onde todos os vinhos da marca têm sido, desde então, armazenados e envelhecidos.

Oito anos antes, em 1882, Andrew James Symington (AJ) de Glasgow, na Escócia, chegava ao Porto para começar a trabalhar na Graham’s. Em 1891 casou-se com Beatrice Leitão de Carvalhosa Atkinson, descendente dos pioneiros comerciantes do Porto do século XVII. Embora AJ tenha deixado a Graham’s alguns anos após a sua chegada para prosseguir uma carreira independente, os seus netos (Michael, Ian, James, Peter e Amyas) voltariam a reunir-se com a casa cerca de um século depois. Em 1970, a relação da família Symington com a Graham’s fechou um ciclo quando o legado de W. & J. Graham foi passado de uma família para outra através da aquisição da casa.

Com as suas raízes firmemente estabelecidas no Douro, cada geração da família Symington teve de se adaptar para enfrentar os desafios do seu tempo, como as grandes transformações no setor vitivinícola durante duas Guerras Mundiais. Hoje, a Graham’s é conhecida pela produção de vinhos excecionais, com uvas provenientes de quatro propriedades em todo o vale do Douro.

 

A Symington Family Estates

A Symington Family Estates é uma empresa de propriedade e gestão familiar. Detém a Graham’s, uma das 10 marcas de vinho mais admiradas no mundo, segundo a revista «Drinks International», bem como as marcas Dow’s, Cockburn’s e Warre’s, e os vinhos DOC Douro: Quinta do Vesuvio, Quinta do Ataíde, Altano e P+S.

A família Symington está presente no Douro há cinco gerações (desde 1882), mas se seguirmos a linhagem da família através da bisavó da atual geração a ligação dos Symington aos vinhos do Douro recua no tempo 14 gerações, transportando-nos até meados do século XVII e aos próprios primórdios da história do vinho do Porto. É, atualmente, a maior proprietária de quintas na região do Douro e um dos principais produtores de vinho do Porto de qualidade superior, as chamadas categorias especiais.