Com uma forte estratégia de sustentabilidade e de redução de plástico a 360 graus, defendendo a economia circular como forma de prevenir resíduos e contribuir para a redução do desperdício, o Lidl Portugal anunciou a sua participação como membro fundador do Pacto Português para os Plásticos. O evento de lançamento teve lugar ontem, quarta-feira, no Auditório Sede da EDP, em Lisboa, contando com mais de 150 participantes.
Coordenado pela Associação Smart Waste Portugal, com o apoio do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, do Ministério da Economia e Transição Digital e do Ministério do Mar, e em parceria com a Rede dos Pactos para os Plásticos da Fundação Ellen MacArthur, o Pacto Português para os Plásticos é uma plataforma colaborativa e de inovação, unida por uma visão comum, de uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos. Este compromisso comum junta o Governo, os diferentes agentes da cadeia de valor dos plásticos, a academia e organizações não-governamentais (ONG), num total de 50 organizações.
Através da assinatura deste pacto, o Lidl Portugal e as restantes entidades envolvidas comprometem-se a desenvolver ações com vista a atingir um conjunto de metas e objetivos ambiciosos para 2025, nomeadamente:
– definir, até 2020, uma listagem de plásticos de uso único considerados problemáticos ou desnecessários e definir medidas para a sua eliminação;
– garantir que 100% das embalagens de plástico são reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis;
– garantir que 70%, ou mais, das embalagens plásticas são efetivamente recicladas, através do aumento da recolha e da reciclagem;
– Incorporar, em média, 30% de plástico reciclado nas novas embalagens de plástico;
– promover atividades de sensibilização e educação aos consumidores (atuais e futuros) para a utilização circular dos plásticos.
Recorde-se que o Lidl tem sido pioneiro na implementação de medidas em prol da redução do consumo de plástico, tendo sido a primeira cadeia de retalho em Portugal a assinar o pacto ambiental com as Nações Unidas e com a Fundação Ellen MacArthur. A nível nacional, foi pioneiro ao assumir, em março de 2018, um compromisso de redução de consumo de plástico nas embalagens de marca própria em 20% até 2025; a descontinuar a venda de plásticos descartáveis, em agosto de 2018, evitando a entrada no sistema de 12,5 milhões de copos e de cinco milhões de pratos anualmente; e a colocar um ponto final na venda de sacos de plástico para transporte de compras no final de 2019, retirando do circuito cerca de 25 milhões de sacos de plástico por ano.
O Lidl
Há quase 25 anos em Portugal, o Lidl tem cerca de 6.800 colaboradores, distribuídos por mais de 255 lojas, de norte a sul do país, e quatro direções regionais e entrepostos, para além da sede: Famalicão (Norte), Torres Novas (Oeste), Sintra (Centro) e Palmela (Sul). Segundo um estudo de impacto realizado pela consultora KPMG, em 2018 o Lidl Portugal contribuiu com 2.120 milhões de euros a nível de geração de riqueza, representando 1% do produto interno bruto (PIB) nacional.
Empresa de retalho pertencente ao grupo alemão Schwarz, o Lidl é um dos líderes de mercado a nível europeu. Tem representação em 32 países e conta com cerca de 10.800 lojas e mais de 160 centros de distribuição em 29 países.
O Lidl aposta no fornecimento produtos de máxima qualidade ao melhor preço. A simplicidade e a orientação de processos determinam as operações diárias nas lojas, nos centros de distribuição regionais e nos serviços. A sede do Lidl, localizada na cidade alemã de Neckarsulm, é responsável pela conceção e pela estrutura de todos os processos estandardizados.
Atualmente com cerca de 287.000 colaboradores em todo o mundo, o Lidl aposta no dinamismo no trabalho do quotidiano, na força como um resultado e no respeito mútuo com colaboradores e parceiros. São características do trabalho da empresa em todos os países onde está presente.
No quotidiano, a empresa assume a responsabilidade pelas pessoas, pela sociedade e pelo ambiente. Para o Lidl, a sustentabilidade é cumprir a sua promessa de qualidade, todos os dias. Assim, foca-se onde as suas próprias ações têm efeitos reais e por isso centra-se em cinco áreas de atuação: Sortido, Colaboradores, Ambiente, Parceiros de Negócios e Sociedade.
De acordo com a LZ Retailytics, o Grupo Schwarz é o maior retalhista alimentar da Europa, tendo gerado vendas superiores a 100 mil milhões de euros no ano fiscal de 2018.