Presente em Portugal desde o início do ano 2000, a mediadora imobiliária RE/MAX atingiu os 10 mil profissionais. O número reflete a constante evolução no processo de recrutamento que acontece mensalmente, de norte a sul. No caso dos consultores imobiliários, trata-se de empresários em nome individual; já no que diz respeito a agências, são franchisados de gestão autónoma. A formação é uma das apostas estratégicas da marca, obrigatória nos dois primeiros anos para os vários consultores imobiliários atingirem a profissionalização.
Manuel Alvarez, presidente da RE/MAX Portugal, destaca: «A RE/MAX elevou o paradigma do consultor imobiliário, que hoje acumula um know-how muito profundo sobre o sector e todas as variáveis da compra, venda e arrendamento de imóveis. Isso é cada vez mais reconhecido pelos novos consultores, que além de uma oportunidade de emprego, destacam também o investimento na sua carreira, através da formação que lhes é prestada. É a soma da excelência profissional de cada profissional RE/MAX Portugal que nos posicionou no mercado imobiliário português, tornando a rede na maior a operar no país e líder na mediação.»
O gestor sublinha ainda: «A formação é indubitavelmente um dos pilares do imobiliário e um contributo claro para o sucesso da marca. O recrutamento aliado à formação tornaram a RE/MAX capaz de dar resposta a todas as necessidades do mercado e à satisfação dos nossos clientes.»
Formação, chave de sucesso no imobiliário
Sendo a formação um pilar essencial e parte do ADN RE/MAX, torna-se indispensável nos dois primeiros anos para os vários consultores recrutados, por forma a dotá-los de todas as ferramentas necessárias para progressão. Assim, é exigida aprovação em quatro cursos fundamentais: Iniciação, RE/MAX Technology, Sales Training e Estratégias Avançadas de
Venda Imobiliária, que totalizam 81 horas. A formação dos profissionais RE/MAX não se esgota aqui, abrange outros temas como o mercado de luxo e as redes sociais, fundamentais no sector. Só no mês de novembro, a RE/MAX Portugal prestou 602 horas de formação aos seus profissionais, o que demonstra a aposta e o dinamismo nesta área.
Isto numa altura em que o imobiliário em Portugal bate todos os recordes, o que vem de encontro à estratégia atual da rede, ou seja, reforçar a imagem da RE/MAX e da profissão de consultor imobiliário. «A credibilidade de uma marca e a confiança no consultor imobiliário são dos maiores contributos que a RE/MAX deu ao mercado português, que no início do milénio era regulado por muitas e pequenas agências imobiliárias, com uma atividade amadora, instável e pouco transparente», realça Manuel Alvarez.
Quanto a perspetivas, para 2020 a RE/MAX prevê manter o crescimento nos dois dígitos, sustentado no crescimento que tem obtido nos últimos anos. Independentemente da forte presença que detém atualmente em Portugal «há ainda uma grande margem de evolução e crescimento nos diferentes indicadores de negócio», diz o responsável, concluindo: «Um dos objetivos da marca, a médio prazo, é que no início de 2023 quatro em cada 10 transações imobiliárias que se realizem no país tenham a intervenção da rede RE/MAX.»