NOS apoia Entrajuda no âmbito da sua responsabilidade social e ambiental

As caixas excedentárias das operações da área de logística da NOS serão reutilizadas por instituições particulares de solidariedade social (IPSS) para armazenamento temporário de bens e apoio ao transporte e distribuição de alimentos, atividades especialmente relevantes durante a quadra natalícia. Desta forma, a operadora contribui para dar uma nova vida a centenas de caixas, de ampla durabilidade e resistência, que não estavam a ser utilizadas nos seus armazéns, evitando o tratamento de mais de três toneladas de resíduos de plástico e o consumo adicional de recursos necessários à produção de novos materiais.

Recentemente, e no âmbito da sua política de responsabilidade social e ambiental, a operadora de comunicações doou mais de 1000 caixas plásticas de armazenamento à Entrajuda, parceira solidária de longa data da empresa, potenciando a circularidade de recursos.

Isabel Borgas, diretora de comunicação corporativa e sustentabilidade da NOS, referiu a propósito: «Esta é mais uma iniciativa que denota o propósito de tornar a operação da NOS mais sustentável, minimizando os excedentes e redirecionando materiais em bom estado de conservação, mas de alguma forma excedentários, para novos usos. No âmbito da parceria de continuidade que a NOS mantem com a Entrajuda e da capacidade que esta instituição tem para canalizar para as IPSS a ajuda deque mais precisam, a doação permitirá, nesta época que se aproxima, apoiar a gestão do banco de bens doados e a distribuição dos mesmos.»

Por sua vez, Isabel Jonet, presidente da Entrajuda, assinalou: «A doação recebida de caixas de plástico duro reveste elevada utilidade para as instituições sociais apoiadas pela Entrajuda, pois permite o acondicionamento de bens que recebem, facilita o armazenamento dos mesmos e até a entrega às famílias ajudadas. Foram entregues pelo Banco de Bens Doados a várias dezenas de organizações que podem assim ver facilitada a atividade que desenvolvem e não teriam possibilidade de as adquirir. A título de exemplo, foram entregues à Refood para transporte de pão e bolos recolhidos pelos vários núcleos, ou aos bancos alimentares para acondicionamento de materiais usados nas campanhas de recolha. Acresce a componente ambiental pela reutilização destas caixas de plástico, que podem assim ganhar uma vida nova.»

Esta ação enquadra-se nos princípios de economia circular promovidos pelo Banco de Bens Doados da Entrajuda, que visa dar nova vida a equipamentos e utilitários que teriam como destino provável a destruição, protegendo o ambiente e, neste caso específico, contribuindo para reforçar a rede de solidariedade social. As 1.100 caixas doadas pela NOS serão entregues a instituições que delas necessitam para o desenvolvimento das suas atividades de luta contra a pobreza, prolongando assim a vida útil de mais de 3.400 quilos de plástico.

A iniciativa enquadra-se no objetivo da NOS de redução do consumo de plástico, eliminando progressivamente os plásticos de utilização única e promovendo a reutilização deste tipo de material. Recorde-se que já este ano, no âmbito da campanha interna «Mergulha nesta onda contra o plástico», a NOS eliminou as garrafas e os copos de plástico nos seus edifícios, oferecendo aos colaboradores, em substituição, garrafas de vidro. A empresa estima que a medida permita evitar a produção de cerca de quatro toneladas de resíduos de plástico por ano.