«Talent Executive Masters», da Autónoma Academy

A Autónoma Academy, em Lisboa, desenvolveu uma série de «Talent Executive Masters», programas de formação executiva de nível pós-graduado de média duração (por norma 80 horas, que corresponde a 20 ECTS, do Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos). Em horário pós-laboral, passam a constituir o pilar central da oferta da Autónoma Academy na área da gestão das pessoas (a Talent Academy). Segundo João Paulo Feijoo, coordenador de programas de capital humano na instituição, «substitui-se a anterior oferta baseada em MBAs executivos com uma duração muito mais longa», sendo que se «procura responder às necessidades emergentes no domínio da formação executiva».

Para o responsável, trata-se de «programas mais focalizados e mais curtos, permitindo uma resposta mais ágil, mais específica e just-in-time às necessidades dos alunos, que poderão concretizar as aprendizagens que consideram mais relevantes e obter a correspondente certificação em apenas um trimestre letivo ou pouco mais». Realce ainda para a modularização dos temas, «permitindo que no momento em que o aluno frequenta um programa os seus conteúdos sejam sempre state-of-the-art», e para a possibilidade de combinação de vários programas ao longo de um período mais extenso, num itinerário personalizado de acordo com as preferências do aluno, e com possibilidade de certificação múltipla.

João Paulo Feijoo assinala também a diversidade e a inclusão na composição das turmas, a preocupação com os problemas e as necessidades quer das grandes empresas que das PMEs [pequenas e médias empresas], a orientação prática baseada em exemplos reais e na experiência profissional de alunos e docentes e o corpo docente composto por profissionais de reconhecida reputação e com atividade e experiência no terreno.

Os programas são os seguintes:

– «Gestão Estratégica do Capital Humano na Era Pós-Industrial»;

– «Liderança Estratégica e Gestão da Mudança»;

– «Gestão do Talento na Era Pós-Industrial»;

– «Adquirir, Integrar e Reter o Talento»;

– «Aprender e Gerir o Conhecimento nas Organizações 4.0»;

– «Gerir Talento em Contexto Intercultural»;

– «Equipas e Líderes na Organização Ágil».