Inscrições para o «Índice da Excelência»

Encontram-se abertas as inscrições para a terceira edição do «Índice da Excelência». O estudo de clima organizacional e desenvolvimento de capital humano, promovido pela Neves de Almeida | HR Consulting, em parceria com o INDEG-ISCTE e duas revistas («Human Resources Portugal» e «Executive Digest»), destina-se a analisar o estado de arte das práticas de recursos humanos em Portugal e a premiar as entidades que mais investem e apostam nesta área. A inscrição na iniciativa é gratuita, sendo que na última edição houve respostas a questionário de aproximadamente 30 mil colaboradores de 200 empresas.

Descobrir e promover o fator vencedor e que faz a diferença no sucesso de uma organização é o objetivo do «Índice da Excelência», que quer ajudar a potenciar os elementos que possuem impacto na motivação dos profissionais e nos resultados operacionais a alcançar. A iniciativa pretende também contribuir para alertar o tecido empresarial português para a importância das temáticas relacionadas com a gestão estratégica do ativo humano, possibilitando identificar e avaliar este fator e ver este esforço reconhecido publicamente.

Pedro Rocha e Silva, partner da Neves de Almeida | HR Consulting, assinalou: «Na sua terceira edição, o ‘Índice da Excelência’ mantém o seu propósito inicial: conseguir disponibilizar uma avaliação da dimensão complexa do capital humano em contexto organizacional e compreender a sua relevância para uma estratégia global. O Fator X que identificamos neste estudo difere bastante de organização para organização, exigindo um processo de conhecimento e avaliação que se revela fundamental no sentido de perceber qual a mais-valia diferenciadora em cada organização e como a utilizar para potenciar a relação com os seus colaboradores. Os níveis de participação alcançados até ao momento na iniciativa são a constatação do empenho das organizações na melhoria dos seus processos e na resposta às expectativas dos seus Colaboradores e a compreensão de que é possível crescer através dos recursos humanos.»

O «Índice da Excelência» destina-se, por um lado, a dotar as organizações participantes de informação que sirva de suporte à tomada de decisão sobre aspetos estratégicos da sua atividade, ao mesmo tempo que dá voz aos colaboradores, envolvendo-os em temas relevantes. Por outro lado, as empresas participantes terão acesso a um conjunto de resultados que lhes permitirão conhecer quais as áreas de maior e menor satisfação e compará-las com o mercado, percebendo não só onde se destacam pela positiva (o seu Fator X) mas também em que áreas estão abaixo da média.

Paralelamente, a inscrição no estudo vai ajudar as organizações a serem reconhecidas publicamente pelos bons resultados, ganhando visibilidade positiva com impacto direto no recrutamento e na forma como os stakeholders olham para organizações que são reconhecidas por boas práticas neste contexto.

A participação é feita em plataforma on-line criada para o efeito (disponível aqui) e faz uso da análise a inquéritos a realizar aos profissionais na empresa, dirigidos quer à gestão, quer aos colaboradores, e que possuem como objetivo aferir a sua opinião sobre um conjunto de práticas existentes na organização e a forma como estes percecionam o ambiente profissional.

A inscrição pode ser feita de imediato, de forma gratuita, sendo os participantes responsáveis por definir qual o melhor timing para aplicação dos questionários nas respetivas organizações.