Responsável máxima da ICF esteve em Lisboa

Portugal recebeu no passado dia 19 a responsável máxima da maior comunidade de coaching profissional do mundo. Magdalena Mook (na foto), chief executive officer (CEO) e diretora executiva da International Coach Federation (ICF), fez uma apresentação em Lisboa para coaches e reuniu-se com o ICF Chapter Portugal para abordar as mais recentes tendências do coaching e as estratégias para promover o coaching profissional certificado.

«Durante muito tempo, existiu o estigma de que quem ia fazer coaching tinha algum problema para resolver. Hoje, esse estereótipo está completamente ultrapassado. O coaching tornou-se numa ferramenta para o sucesso e as pessoas orgulham-se de fazer este investimento», afirmou Magdalena Mook, à margem de um pequeno-almoço de trabalho com o ICF Chapter Portugal, num hotel de Lisboa.

Segundo a responsável máxima da organização líder no desenvolvimento do coaching profissional, esta atividade regista um interesse crescente enquanto ferramenta de desenvolvimento de competências profissionais, sendo cada vez mais reconhecida como parte integrante de uma sociedade próspera. Um estudo da ICF («Global Consumer Awareness 2017», conduzido pela PwC Research, aliás o maior estudo da ICF, incorporando 27.134 respostas de consumidores oriundos de 30 países) demonstra que entre 2010 e 2017 a percentagem de pessoas que sabem o que é o coaching passou de 52% para 68%. Os dados deste estudo independente, conduzido pela PwC no ano passado em 30 países, revelam também que a maioria das pessoas que já participaram em sessões de coaching fizeram-no para otimizar o desempenho no trabalho (43%), para melhorar as capacidades de comunicação (39%) e para aumentar a produtividade (38%).

 

Geração millennial impulsiona coaching

Magdalena Mook sublinhou que a mudança de mentalidade em relação ao coaching tem sido notória, sobretudo com a geração millennial, que veio demonstrar que o coaching «não é só para os líderes mais velhos». Segundo a responsável, «os jovens também procuram este tipo de acompanhamento profissional, seja porque chegam mais cedo a cargos de liderança ou simplesmente porque investem em ferramentas para melhorar as suas capacidades». Mais: «E o curioso é que os millennials procuram coaches da sua idade, que os entendam. Isto está a desconstruir a ideia de que os coaches têm de ser pessoas mais velhas, com muita experiência, o que significa que temos aqui uma oportunidade e uma necessidade de alargar o mercado de profissionais de coaching

Promover o coaching profissional certificado é um dos objetivos da ICF, que acaba de atingir os 25 mil coaches credenciados em todo o mundo – há cinco anos eram 10 mil. Em Portugal, existem atualmente 73 certificados atribuídos pela ICF, num universo de 120 membros associados. «Trata-se de um rácio muito superior ao de outros países, o que demonstra não só o bom trabalho desenvolvido pelo chapter local como reflete a excelência dos profissionais desta área em Portugal», reforçou a responsável internacional.

Nos últimos cinco anos, o número de coaches associados da ICF no nosso país aumentou 20%. «Em Portugal, como em muitos outros países, o coaching está a ter cada vez mais aplicabilidade seja em indivíduos ou em empresas e os pedidos de credenciação são crescentes», revelou Magdalena Mook.

Para dar a melhor resposta a esta procura, a responsável máxima da maior comunidade de coaching profissional considerou que é necessário implementar mudanças de política que promovam a excelência contínua na profissão de coaching e facilitem o processo de formação e credenciação de coaches. Essa é uma das estratégias para 2018 que a CEO e diretora executiva da ICF anunciou, assinalando: «A nossa organização põe um grande enfase na criação dos standards da atividade para garantir a mesma qualidade e competência dos coaches em todos os países. Esse é o nosso desafio mais importante enquanto organização sem fins lucrativos que oferece o único programa independente de credenciação de coaches reconhecido internacionalmente.»

Presente em mais de 140 países, a ICF estabelece altos padrões de qualidade, fornecendo certificação independente e construindo uma rede mundial de profissionais experientes em coaching. A marca ICF é atualmente conhecida por mais de um quarto dos inquiridos (26%), de acordo com o referido estudo «Global Consumer Awareness 2017». «Na sequência de um trabalho constante para se constituir como a marca global mais forte, a ICF pretende continuar a aumentar a conscientização do que diferencia no mercado os membros e coaches certificados pela ICF, nomeadamente os elevados padrões de excelência profissional», reforçou Magdalena Mook.

 

ICF Chapter Portugal quer maior afirmação e credibilidade do coaching

A vinda de Magdalena Mook aconteceu numa altura em que a nova direção do ICF Chapter Portugal está a iniciar o mandato. Alinhada com a estratégia global da ICF, a equipa portuguesa estabeleceu objetivos que visam contribuir para a afirmação e credibilidade do coaching no nosso país:

– Reconhecimento da profissão: contribuir para que o mercado em Portugal esteja cada vez mais esclarecido sobre o que é o coaching e como distinguir um coach profissional;

– Relevância das credenciais ICF: alargar o reconhecimento do sistema de credenciação ICF, o qual já é valorizado por clientes bem informados;

– Formação contínua: reforçar a importância da formação inicial e contínua de coaches ICF para a qualidade desta atividade profissional;

– Captar novos membros: com o objetivo de ganhar maior expressão e massa crítica, contribuindo assim para o prestígio da ICF e dos seus coaches.

Na sua visita a Portugal, Magdalena Mook deixou ainda uma mensagem ao público: «Experimentem o coaching e vejam o poder de transformação que podem alcançar. Mas tenham a certeza de que escolhem o coach mais indicado – procurem referências, escolham um coach certificado e com o qual se sintam confortáveis –, e assegurem-se de que sabem o que esperar de um processo de coaching».

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