Regresso ao trabalho
Garmin ajuda a controlar os ritmos

Uma aplicação de treino de sete minutos para relógios Garmin guia o utilizador na execução de 13 exercícios de treino de circuito de alta intensidade.

Texto: Redação Human

 

As férias estão a acabar, com os longos dias sem horários nem rotinas, aproximando-se o regresso ao trabalho, com um novo ritmo. E porque também o regresso à atividade física pode ser complicado e difícil, a Garmin ajuda a regressar em pleno, e a controlar os ritmos para usufruir de maior tranquilidade no dia-a-dia.

Treino intenso de sete minutos

O treino de sete minutos da Garmin, composto por 13 exercícios, está disponível para descarga no Garmin Connect, um serviço on-line gratuito, para uso no relógio Garmin compatível, e é um bom recomeço que inclui um plano de treinos intervalados de alta intensidade (HIIT), benéfico para o cumprimento dos objetivos físicos, mas também para reduzir o risco de se sofrer lesões por uso excessivo. E tudo isto sem recurso a máquinas nem ferramentas de exercício, uma vez que todo o treino consiste em exercícios de peso corporal que exigem apenas uma cadeira e uma parede.

De acordo com declarações de Vanessa Garrido, diretora de marketing da Garmin Ibérica, «se é um recente praticante de exercício físico, ou fez um longo intervalo, então o exercício de treino de sete minutos vai ajudá-lo a iniciar a sua atividade, no regresso às suas rotinas». Mais: «Desenvolvido a pensar nos iniciantes e nas pessoas para as quais o tempo é um bem escasso, a Garmin desenvolveu uma app que inclui um esquema de exercício passível de ser realizado em casa ou no trabalho. Sete minutos é mais fácil de fazer e é mais eficiente do que um treino de uma hora. Vai influir no metabolismo e aumentar a sua energia.»

O treino de sete minutos inclui flexões, agachamentos, pranchas, rotações e outros exercícios, e após descarregado para o relógio este exibirá um temporizador para os exercícios que têm uma duração de 30 segundos seguidos por um período de descanso de 10 segundos, configuração ótima recomendada.
Contudo, porque cada pessoa é diferente e também diferentes são os seus ritmos e objetivos, o número de exercícios, a duração dos mesmos, os períodos de descanso e a política de notificações são configuráveis ​​no menu do relógio ou através do Garmin Connect. Igualmente importante é o suporte deste aplicativo com o monitor de frequência cardíaca (HRM) e o sensor de temperatura (Tempe): se incluídos, o relógio exibirá também os respetivos gráficos para ajudar a manter controlados estes parâmetros físicos ao longo de todo o exercício.

E para que não se perca a noção da evolução, para que se possa analisá-la e ajustá-la aos objetivos, todas as atividades ficarão registadas no perfil Garmin, que incluirá as informações básicas, como data, hora, tempo total de atividade e voltas.

No Garmin Connect estão igualmente disponíveis, para um bom regresso ao trabalho, outros três planos de treino (que podem ser enviados para o relógio) incluindo o Cardio, o de Força e o de Flexibilidade. E poderá monitorizar-se os detalhes do seu desempenho num só lugar, mantendo-se a pessoa ativa e participando nos desafios on-line.