Divulgados os traços principais do novo perfil da marca
Opel olha para o futuro

Alemã, acessível e emocionante, é o novo conceito da Opel, com valores reajustados. Um lado alemão renovado, aberto ao mundo e centrado nas pessoas; design emocional e confiante, claro e intuitivo; direção para o futuro, com nova identidade para as frentes dos modelos, estando o emblema da marca em destaque.

Texto: Redação Human

 

Ao mesmo tempo que trabalha no sentido de se tornar numa empresa de elevada eficiência no seio do Groupe PSA, de acordo com o plano estratégico «PACE!», anunciado em novembro passado, a Opel está a reforçar e a afinar o seu perfil de marca. Antes do final do ano, revelará um concept car realizado nos seus estúdios e que mostrará a direção que vai tomar em matéria de design.

«O plano ‘PACE!’ constitui uma bússola que mostra o caminho para um futuro sustentável e bem sucedido para a Opel», explica Michael Lohscheller, o chief executive officer (CEO) da empresa, acrescentando: «Para além do aumento da rentabilidade e da eficiência, o plano contempla o reforço da marca, no seu todo. Assim, pedi às minhas equipas para afinarem o perfil da marca e criarem um concept car que sinalize a direção que a Opel está a tomar.»

Alemã, acessível e emocionante: são estes os três valores que estão presentes no ADN de cada Opel. Isso não mudará no futuro, mas nos meses mais recentes as equipas de design, marketing e engenharia da Opel têm procurado novos caminhos para refletir ainda melhor esses valores no design, na tecnologia e na essência dos automóveis Opel, bem como na forma como a empresa aborda os seus clientes. A equipa em torno do vice-presidente de design, Mark Adams, revisitou a filosofia de design da Opel e pretende implementar algumas alterações nos próximos modelos. A marca de divulgou uma primeira antevisão de como serão os Opel em meados da década de 20 deste século.

Na imagem ainda está um protótipo coberto, mas já são bem visíveis alguns detalhes relevantes.

Uma das perspetivas que os desenhadores levaram a um novo patamar foi a forma como o lado alemão pode estar espelhado com modernidade em futuros modelos, tornando o perfil da marca mais acutilante. Mark Adams explica: «Um novo lado alemão quer dizer que não nos revemos apenas nos valores tradicionais alemães. É claro que a excelência da engenharia, a inovação técnica e a elevada qualidade continuam a ser importantes para nós. Todavia, a Alemanha moderna é bastante mais do que isso. Estamos abertos ao mundo, temos mentes abertas e importamo-nos com as pessoas. Em alemão, esta atitude designa-se menschlich, humana. Os nossos clientes, independentemente da origem e de onde estejam, são o que orienta tudo o que fazemos.»

Dois pilares fundamentais da futura filosofia de design da Opel resultam diretamente deste novo lado alemão: a audácia e a pureza. Mark Adams prossegue: «O design da Opel destaca-se. É emocional, escultural e confiante. Resumimos isso numa palavra: audácia. O segundo aspeto-chave tem a ver com clareza, intuição e foco, plasmamos no termo pureza.»

Existem no passado da Opel execuções emblemáticas que estão claramente relacionadas com estas qualidades. Um dos exemplos mais evidentes é o concept car Opel CD, revelado com grande sucesso no «Salão de Frankfurt» de 1969. Mas são igualmente refletidas no protótipo mais recente, o GT Concept.

Mark Adams sublinha: «O nosso novo protótipo Brand Concept 2018 desenvolve os princípios que explorámos com o GT Concept. Há uma clara continuidade e consistência na forma como expressamos os valores da Opel. No entanto, realizámos vários avanços significativos, estabelecendo a estrutura para o futuro rosto da Opel. Isto será articulado em torno do que designamos de ‘Opel Compass’.»

O «Opel Compass» (Bússola Opel) enquadra os elementos de design do novo rosto da Opel em dois eixos que intersectam o logótipo da marca. E este destaca-se, mais do que nunca, no ponto central. O vinco longitudinal do capot do motor representa o eixo vertical, que vai no futuro ficar mais saliente e puro na sua execução. O eixo horizontal é assumido pela assinatura das luzes diurnas, as quais apresentarão novos desenvolvimentos em futuros modelos Opel.

O protótipo Brand Concept 2018, a revelar antes do final do ano, será o primeiro automóvel a mostrar o futuro rosto da Opel desenhado à luz dos princípios do «Opel Compass».