«Acertar o rumo»: estágios em sete empresas

A iTGROW, empresa participada equitativamente pelo Banco BPI e pela CRITICAL Software e que aposta na formação e no desenvolvimento de competências na área de informática, e a Universidade de Coimbra anunciam que a sexta edição do programa de formação profissional «Acertar o Rumo» conta já com o apoio de sete empresas. A CRITICAL Software, a Accenture, a AIRC, o BPI, a EVERIS, o IPN e a Present Technologies irão garantir o estágio de remunerado de 12 meses a todos os formandos que concluírem a fase letiva com sucesso. O valor mínimo da remuneração mensal está fixado em 750 euros brutos. Até ao dia 11 de setembro de 2018 está a decorrer a fase das candidaturas. As inscrições devem ser feitas aqui.

A sexta edição do programa tem a duração de 22 meses, repartidos por um período de 10 meses de formação e por um segundo período de 12 meses de consolidação através de um estágio profissional remunerado e garantido numa empresa com treino on the job no contexto de projetos reais. O estágio deverá ter início em julho de 2019.

Catarina Fonseca, general manager da itGrow, referiu: «A garantia da realização de um estágio profissional remunerado com a duração de 12 meses é uma vertente fundamental e distintiva neste programa, que tem tido um enorme sucesso desde a primeira edição e que apresenta uma taxa de empregabilidade próxima de 100%. Sabemos que o rigor e a eficácia da formação e da seleção só podem ser consequentes se for proporcionado ao formando um contexto sólido de formação on-the-job que lhe permita consolidar conhecimentos, adquirir experiência e integrar o mercado de trabalho, dando-lhe oportunidade de começar a recuperar o investimento que efetuou. As empresas aderentes comprometem-se assim a acolher os formandos nos seus projetos, integrando-os na equipa e proporcionando-lhes as condições necessárias para estes adquirirem uma experiência revelante para poderem abraçar uma carreira de sucesso e com futuro num sector que revela ter um fortíssimo potencial de empregabilidade.»

Por seu turno, Bruno Cabral, professor da Universidade de Coimbra e coordenador do programa, afirmou: «Estamos muito satisfeitos com as empresas que têm aderido ao programa e que garantem os estágios dos formandos que concluam a fase letiva com sucesso. O estágio é uma etapa muito importante. No final, empresas e formandos terão estabelecido uma relação privilegiada e estarão em condições de avançar com a contratação, em função do sucesso do estágio e das oportunidades existentes. Sendo o principal propósito desta iniciativa responder à necessidade das empresas portuguesas de recursos qualificados nesta área, a empregabilidade é uma consequência direta e desejável. Estes profissionais estarão habilitados, não só a desempenhar a função de programadores (JAVA ou outras linguagens), como também outras funções relacionadas. como por exemplo testes de software, e terão as competências necessárias para integrarem o segmento de mercado que é apontado como sendo um dos de maior futuro, crescimento e sustentabilidade nos próximos anos.»

O programa destina-se a licenciados de qualquer área de formação que apresentem uma afinidade comprovada com a programação informática e tenham forte motivação para trabalhar na área das tecnologias de informação (TI).

O curso terá um custo total de 2.850 euros, a serem pagos no ato de inscrição na fase letiva do programa. Os formandos têm à sua disposição várias soluções de financiamento à formação a que poderão recorrer para financiar todas, ou parte, das rubricas de custo (propina, subsistência mensal, portátil e livros). Sendo uma ação desenvolvida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), a sua frequência (ao contrário de outras ações que frequentem no ensino superior, por exemplo) é reconhecidamente profissionalizante e origina a dispensa das obrigações de procura ativa de emprego, não condicionando a manutenção dos benefícios atuais por parte da segurança social, nem os futuros no âmbito do IEFP, como seja a integração em programas e medidas de estágio e emprego.

A fase letiva da sexta edição do programa «Acertar o Rumo» terá início no dia 24 de setembro próximo e estará direcionada para o desenvolvimento em JAVA. a fase de consolidação (estágio remunerado) deverá ter início em julho de 2019.