50 anos de história dos videojogos
Exposição no Centro Comercial de Alvalade

Chama-se «Alvalade Gaming Experience» e é uma iniciativa dedicada aos videojogos que vai decorrer entre os dias um e 15 de julho, no Centro Comercial de Alvalade, em Lisboa.

Texto: Redação Human

 

Quem não se recorda das consolas TV BRINCA e da Vectrex?  Entre os dias um e 15 de julho, poderá recordar essas consolas e outros gadgets, no piso um do Centro Comercial de Alvalade, em Lisboa, que em parceria com o Museu de Videojogos Nostálgica está a desenvolver a iniciativa «Alvalade Gaming Experience».

Os visitantes serão transportados para o universo dos videojogos, onde terão a oportunidade de conhecer a história dos videojogos e da tecnologia, desde os anos 70 do século passado à atualidade. E terão a oportunidade de interagir com as consolas e máquinas de arcade expostas.

No mesmo espaço estarão lado a lado as consolas icónicas do século XX, assim como as últimas novidades do mundo das consolas e dos computadores. Será um espaço em que os jogos «Legue of Legends» e «Pac Man» coexistirão, para assim personalizarem a história dos videojogos e mostrarem como estes representam a cultura, a tecnologia e os valores sociais das épocas em que foram desenvolvidos

Para além da vertente tecnológica, a iniciativa «Alvalade Gamming Experience» pretende dar a conhecer aos visitantes o valor dos videojogos e como estes podem ter impacto nos nossos comportamentos e até no desenvolvimento de capacidades físicas e psicológicas, como a coordenação e a capacidade de raciocínio.

O gaming uma realidade cada vez mais presente no nosso quotidiano e cada vez mais abordada pelas diversas áreas do saber, dado o seu impacto tecnológico e nas práticas sociais e culturais. Este universo abre assim as portas a todos os curiosos e aficionados, em Lisboa, para uma viagem inédita na primeira quinzena de julho.