Foi apresentada na passada semana a pós-graduação em «Dramaturgia» da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), que conta com o apoio do Teatro Nacional São João (TNSJ) e da RTP – Rádio e Televisão de Portugal. Dirigida pelo dramaturgo Jorge Louraço Figueira, a primeira edição do curso arranca já no próximo ano letivo 2018/19 e destina-se a pessoas formadas em teatro, cinema e audiovisual ou literatura e a todos aqueles que, mesmo tendo outro tipo de formação, apresentam experiência nestas áreas.
O lançamento da nova pós-graduação, a primeira orientada para a vertente da dramaturgia da região norte do país, tem como objetivo potenciar o desenvolvimento da dramaturgia nas artes cénicas e audiovisuais, em áreas como teatro, dança e performance. O curso tem também o intuito de contribuir de forma positiva para a criação de argumentos de cinema, rádio e televisão, e ainda para o desenvolvimento de guiões de novos meios de produção multimédia e audiovisual, como jogos digitais e conteúdos web interativos.
As parcerias estabelecidas entre a ESMAE, o TNSJ e a RTP garantem uma vertente de experimentação e ensaio, assegurando que a formação trará contributos práticos para o contexto da produção artística nacional. O TNSJ fará um acompanhamento do conteúdo programático da pós-graduação, na disciplina de «Seminário», e assegurará o acolhimento de alunos no âmbito da disciplina de «Projeto». Pedro Sobrado, presidente do Conselho de Administração do TNSJ, Nuno Carinhas, diretor artístico do TNSJ, e o encenador Nuno M. Cardoso integram o corpo docente do curso. Já a sinergia com o Grupo RTP prevê a participação de alunos em projetos radiofónicos da Antena 2, bem como no programa «A Peça que Faltava», da RTP2.
Constituído por uma componente teórico-prática e outra de projeto em contexto de produção junto das entidades parceiras, o curso será lecionado em regime pós-laboral, tendo a duração de um ano letivo, divido em dois semestres. A formação apresenta uma carga horária total de 316 horas, o que corresponde a 60 créditos (ECTS, do Sistema Europeu de Transferência de Créditos). Dramaturgo/ a, dramaturgista, argumentista, copywriter ou crítico/ a são algumas das saídas profissionais da formação avançada. Os alunos que completam a pós-graduação têm ainda a possibilidade de progredir para o mestrado em «Artes Cénicas», lecionado na ESMAE.
O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma entidade pública empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.
Nota: foto de Susana Neves