A ManpowerGroup, empresa de soluções globais de trabalho, acaba de lançar em Portugal uma campanha, à escala nacional, que visa recrutar cerca de mil pessoas em vários sectores de atividade, refletindo o ritmo positivo nas intenções de contratação das empresas no nosso país, bem como a diversificação do mercado de trabalho. A empresa tem em aberto quase mil vagas para colaboração em diversas empresas clientes, especialmente no norte e no centro, mas também no sul do país.
Carla Marques, country manager da ManpowerGroup Portugal, assinala: «Procuramos talentos em diversas regiões e, tal como estimámos, o mercado de trabalho este ano está com um ritmo considerável. A dispersão geográfica acaba por ser também relevante, pois apesar de Lisboa e Porto continuarem nos lugares cimeiros os distritos de Leiria e Braga também se destacam em matéria de procura.»
As telecomunicações, o retalho e a logística continuam a ocupar o top três das oportunidades do mercado de trabalho, mas áreas como editorial, indústria e gestão administrativa surgem em força nesta campanha de recrutamento. Também em destaque estão outros sectores de atividade como restauração e hotelaria, agricultura, saúde e construção.
Carla Marques assinala ainda: «O número acentuado de vagas disponíveis, bem como a diversidade de sectores sugere boas perspetivas para os candidatos, já que esta pode significar a oportunidade certa para abraçar um novo desafio e adquirir novas competências.»
Para a responsável, estamos perante uma nova realidade que obriga a uma adaptação constante das competências, técnicas e comportamentais: «Se às empresas cabe a principal responsabilidade de garantir que as pessoas dispõem das ferramentas necessárias para aperfeiçoarem ou adquirirem competências, às pessoas importa haver uma vontade e uma capacidade de constante aprendizagem», explica.
Recentemente, o «ManpowerGroup Employment Outlook Survey» para o segundo trimestre de 2018 projetou uma criação líquida de emprego na ordem dos 14%, com 16% das empresas portuguesas a preverem um aumento nas intenções de contração. O número de vagas disponíveis nesta campanha de recrutamento vem confirmar esta tendência positiva, numa altura em que as empresas tentam cada vez mais garantir o equilíbrio entre os desenvolvimentos tecnológicos e as competências de natureza humana.
Carla Marques refere também: «As mudanças acontecem a uma velocidade nunca antes vista, com resultados ainda indeterminados e inconclusivos e que levantam constantemente novas questões, como a combinação certa de competências necessárias para o sucesso, sendo apenas certo que as empresas e os colaboradores devem procurar adaptar-se e trabalhar abraçando a tecnologia ao invés de competir com ela.»
Os candidatos interessados podem consultar as ofertas disponíveis e submeter a sua candidatura no site da ManpowerGroup Portugal, aqui.