Um programa de formação e mentoring

Inserido na estratégia de formação e educação para o empreendedorismo jovem, a Fundação da Juventude, em parceria com o Município do Porto e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), lançou através do «EMPREENDE PORTO» o programa «ELEVA – Empreendedorismo Jovem». Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo jovem, este programa de formação e mentoring visa promover a geração de novas ideias, a criação de novos negócios e novas organizações, a gestão da inovação dentro de uma organização e a promoção do emprego e do autoemprego.

A Fundação da Juventude reconhece que a geração de jovens empreendedores sabe que o seu potencial triunfo e o seu potencial sucesso têm obrigatoriamente de assentar na sua capacidade de inovação e de criatividade; ainda assim é importante saber orientar e gerir a inovação. No fundo, é esta a orientação que o programa «ELEVA» procura facultar aos jovens empreendedores.

Destinada a jovens desempregados ou em busca de um primeiro emprego, inscritos nos centros de emprego, com habilitações mínimas ao nível do décimo segundo ano e idade entre os 18 e os 29 anos, esta é uma formação que alia a componente prática à teórica. Além da atribuição de certificado de qualificações aos formandos, o programa pressupõe ainda a atribuição de apoios à formação, nomeadamente uma bolsa de formação, subsídio de alimentação e ajudas de custo para despesas de transporte.

Com inscrições abertas até ao próximo dia 13, a formação arranca no próximo dia 23 nas instalações da Fundação da Juventude, no Palácio das Artes (Largo de São Domingos), no Porto.