«Megatech»
Um admirável mundo novo

Do prémio Nobel da Física Frank Wilczek à empreendedora Melinda Gates, o livro «Megatech» reúne a opinião de prestigiados cientistas, líderes, autores de ficção científica e jornalistas, apresentando uma visão credível, fundamentada e muito pertinente sobre o que o futuro nos reserva.

Texto: Redação Human

 

Com edição portuguesa do Clube do Autor, «Megatech» é um livro instigador e fundamentado, que faz pensar, encorajando o leitor a analisar o passado e o presente, e a colocar o nosso rumo numa nova perspetiva.

De que forma é que a tecnologia vai mudar o nosso estilo de vida? Estaremos preparados para lidar com o seu impacto? Será o mundo muito diferente nas próximas décadas? Quais são os grandes benefícios e as potenciais ameaças das grandes inovações tecnológicas? São questões em foco num livro com coordenação de Daniel Franklin, editor executivo da revista «The Economist» e coautor do livro «2050 – Megamudança». Destina-se principalmente a todos aqueles que se querem preparar para o futuro, para um admirável mundo novo de interfaces de cérebro-computador, carne artificial, carros sem condutor e balas teleguiadas.

Da agricultura aos cuidados de saúde, do armazenamento de energia aos materiais de produção e ao equipamento militar, entre outros sectores, os autores falam de um futuro incrível, maioritariamente otimista.

Frank Wilczek, professor de Física no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, laureado com o «Prémio Nobel de Física» em 2004, Luciano Floridi, professor de Filosofia e Ética da Informação na Universidade de Oxford (Inglaterra), Lynda Gratton, professora de práticas de gestão na London Business School (Inglaterra) e Melinda Gates, cofundadora e copresidente da Bill & Melinda Gates Foundation, não têm dúvidas: o que aí vem é mesmo um admirável mundo novo. Com alguns perigos à espreita.