Dois trabalhos com assinatura da designer Rita Rivotti foram distinguidos com a medalha de prata nos «Pentawards», a maior competição mundial de design de embalagens.
Por Francisca Rodrigues
As embalagens do azeite Amor É Cego (na imagem) e dos vinhos da Quinta da Vacaria, cuja criatividade é assinada pelo Atelier Rita Rivotti – Wine Branding & Design, brilharam na última edição dos prémios «Pentawards», cujos vencedores foram conhecidos no passado fim-de-semana numa cerimónia em Barcelona. Considerados os «Oscars» do design, trata-se da maior e mais disputada competição do sector em todo o mundo.
A seleção dos vencedores foi feita por um júri internacional composto por 12 designers altamente reconhecidos, que avaliaram a qualidade e a originalidade de cada embalagem.
O azeite Amor É Cego recebeu a medalha de prata na categoria «Comida – Especiarias, óleos e molhos» pela sua embalagem diferenciadora, inspirada nas antigas tradições do Alentejo. Este é, aliás, um projeto que tem valido ao Atelier Rita Rivotti vários prémios nacionais e internacionais, como é exemplo a medalha de platina nos «Muse Creative Awards», este ano, e a medalha de ouro na categoria de «Design» dos «Prémios Lusófonos da Criatividade 2016». Mais informações sobre o projeto aqui.
Também o projeto da Quinta da Vacaria, um produtor da região do Douro, conquistou uma medalha de prata, na categoria «Luxo – Vinho e Champagne». Em destaque esteve o rótulo, um poderoso V (de Vacaria) rodeado por pormenores gráficos inspirados em mapas, bússolas e rosas dos ventos. A coleção de quatro garrafas é transportada num estojo inspirado numa antiga mala de viagem, numa alusão clara ao seu espírito itinerante. Mais informações sobre o projeto aqui.
Estes dois prémios reforçam o trabalho desenvolvido pelo Atelier Rita Rivotti, que recentemente conquistou o título de «Agência de Design Portuguesa 2016/ 17» nos «Prémios Lusófonos».
A designer
Fundadora e chief executive officer (CEO) da primeira agência de design em Portugal dedicada exclusivamente à criação de marcas de vinhos – Rita Rivotti, Wine Branding e Design – e responsável pela revolução da imagem dos vinhos portugueses há 13 anos, Rita Rivotti é licenciada em «Engenharia Agrícola» (UTAD), mestre em «Marketing e Gestão de Marcas» (ISCTE) e detentora do grau 2 do WSET (Wine & Spirit Education Trust). Leciona «Branding de Vinhos» e «Comunicação da Marca» na pós-graduação «Wine Marketing & Events» no ISLA.
O seu trabalho vai além da criação da imagem e do nome para as marcas de vinho. Pela sua formação, pela experiência e pelo profundo conhecimento do mercado, cria para cada projeto um conceito forte e relevante, a partir do qual se constrói uma narrativa visual, pondo assim a arte ao serviço do marketing.
Em 2014 foi reconhecida com ouro pelo «Pentawards», o mais prestigiado concurso internacional dedicado ao design de packaging com o vinho Crochet. Em 2015, foi reconhecida com prata no mesmo concurso com o vinho Tyto Alba, que também recebeu um «A´Design Award Prata». Em 2017 alcançou um ouro e uma platina nos «Muse Creative Awards» com o Porto Quinta da Vacaria e Azeite Amor é Cego, respetivamente. Estes dois projetos foram também vencedores de medalhas de prata na edição de 2017 dos «Pentawards». A nível nacional foi reconhecida nos «Prémios Meios & Publicidade» e nos «Prémios Lusófonos», pela «Revista de Vinhos» e com o prémio «Design Português», promovido pela Secretaria Geral da Cultura.