Melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência motora

A cerimónia de entrega dos apoios da Associação Salvador a pessoas com deficiência motora vai decorrer no próximo dia 21, pelas 15 horas, na sala 1 da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A Associação Salvador promove este ano a décima edição da «Ação Qualidade de Vida, AQV», projeto através do qual apoia pessoas com deficiência motora e dificuldades económicas. Único e pioneiro no país, o projeto atribui apoios diretos e pontuais num valor anual de 100 mil euros, nas categorias «Formação e Emprego», «Obras em Casa» e «Criação do Próprio Negócio».

A cerimónia deste ano tem ainda como mote a celebração do décimo aniversário do projeto. Desde que o projeto arrancou, em 2007, a Associação Salvador já mudou a vida de 249 pessoas com deficiência de todos os pontos do país, com apoios num valor total de perto de um milhão de euros, graças às contribuições de diversos mecenas e da sociedade civil.

Este ano o apoio financeiro contempla projetos em várias áreas, entre elas adaptações de casas de banho, plataformas elevatórias de escadas, propinas de licenciatura e mestrado, até ao investimento inicial para pôr de pé projetos e negócios. Foi ainda possível angariar mais 30 mil euros, entregues em junho, que se destinaram à atribuição de equipamentos técnicos desportivos que possibilitaram a prática de desporto a centenas de pessoas com deficiência motora.

Muitas pessoas com deficiência motora não têm os recursos financeiros necessários para ter uma vida com dignidade ou os meios para estarem integradas como cidadãos ativos na sociedade, mas a Associação Salvador permite-lhes uma vida melhor. «Estas pessoas têm projetos de vida, objetivos e ambições que querem alcançar, mas veem-se limitadas pela falta de meios», refere Salvador Mendes de Almeida, o fundador da associação, acrescentando: «Acreditamos que uma maior qualidade de vida, a real integração das pessoas com deficiência motora na sociedade e uma vida mais ativa e empreendedora passam pela promoção do acesso a apoios de que necessitam. É com esta premissa que promovemos a ‘Ação Qualidade de Vida’.»