Sodexo estuda igualdade de género no trabalho

As mulheres portuguesas ainda estão longe de ter o mesmo nível de reconhecimento atribuído aos homens alo trabalho que exercem. No entanto, há sinais de uma evolução positiva no que respeita às condições das mulheres no local de trabalho. Estas são algumas das conclusões de um inquérito conduzido pela Sodexo Portugal com base em 2.000 respostas de utilizadores registados, homens e mulheres.Uma larga maioria dos respondentes (65%) considera que as empresas ainda não oferecem igualdade de oportunidades para as mulheres chegarem a cargos de gestão. «Este é, porventura, o maior entrave à paridade de género na gestão», comenta Florent Lambert, chief executive officer (CEO) da Sodexo Portugal.

Mas há também sinais positivos. Em 80% dos inquiridos existe a perceção de que a desigualdade salarial entre homens e mulheres tem vindo a decrescer nos últimos anos, e uma grande maioria (90%) afirma que «as mulheres são tratadas com respeito e dignidade» nas empresas onde trabalham.

No que concerne às políticas implementadas pelas empresas portuguesas com vista à promoção de condições para a igualdade de género, como seja ações de formação ou iniciativas de coaching e mentoring, surgiram resultados animadores. De acordo com os participantes no inquérito, cerca de 60% das empresas já promove estas práticas.

 

A igualdade de género como alavanca de desempenho

Num case study da Sodexo, envolvendo 50 mil managers em 90 entidades do grupo, verificou-se que o equilíbrio de género tem efeitos muito positivos na organização.

Com efeito, foi possível determinar que nas entidades em que a paridade é maior, os indicadores de desempenho apresentam:

– maior engagement dos colaboradores;

– uma imagem de marca mais forte (junto dos clientes);

– maior crescimento da margem bruta do negócio;

– maior crescimento interno.

«A Sodexo considera o equilíbrio entre homens e mulheres nos cargos de gestão como uma verdadeira alavanca de desempenho», explica Florent Lambert, acrescentando: «Esta é uma das bandeiras do nosso grupo, em particular na divisão de Benefícios e Incentivos, onde já conseguimos atingir uma paridade de 40-60% nas funções de vendas, marketing, finanças e gestão de topo.»

De assinalar que a Sodexo forma um grupo global de serviços de qualidade de vida, estando presente em 80 países onde os seus mais de 425 mil colaboradores servem diariamente 75 milhões de consumidores através de uma combinação única de serviços on-site, benefícios e incentivos e ainda serviços pessoais e domésticos. Em Portugal opera na área de benefícios e incentivos. O cartão «Sodexo Refeição Pass» está ligado a uma enorme rede, podendo ser utilizado em todos os restaurantes e estabelecimentos do sector alimentar. Desenvolvida para iOS e Android, a app «Sodexo» é extremamente inovadora, permitindo a consulta do saldo do cartão e a pesquisa dos últimos movimentos.