Novo Opel Insignia Grand Sport
Eficência e elegância

 

A designação Grand Sport que a Opel escolheu para a nova geração Insignia diz muito sobre as opções que a marca alemã seguiu, tanto na forma como no conteúdo, para o seu topo de gama. Uma arquitetura inédita, com longa distância entre eixos, dá a uma carroçaria que permite um habitáculo mais espaçoso e linhas especialmente elegantes.

Por Mário Sul de Andrade

 

O novo Opel Insignia Grand Sport não parece apenas mais dinâmico – é, na verdade, mais dinâmico. Tal como no processo de desenvolvimento do Astra, a palavra de ordem para os engenheiros foi «eficiência». E o resultado, uma vez mais, é assinalável.

O recurso a materiais leves e a aplicação de modernos conceitos de packaging deram um contributo importante para alcançar uma poupança de peso da ordem de 175 quilos, permitindo que tecnologias de topo como a ultramoderna tração integral com vectorização de binário, ou a nova caixa automática de oito velocidades, façam valer todo o seu potencial.

O novo Opel Insignia Grand Sport está dotado de uma série de tecnologias de vanguarda que tornam a condução realmente mais segura e mais confortável do que antes. Sistemas como a nova geração de faróis de matriz de LED IntelliLux LED, o alerta de saída de faixa com correção autónoma da direção, o head-up display e a câmara de 360 graus, a par de equipamentos de conforto como os bancos ergonómicos e com aquecimento ou o para-brisas igualmente dotado de aquecimento, para mencionar apenas alguns dos dispositivos mais avançados, são exemplos da sofisticação da nova geração Insignia.

Na linha do que a Opel tem implementado nos seus produtos mais recentes, a conectividade digital com o exterior é muito cuidada, com sistemas de informação e entretenimento de topo, nomeadamente o IntelliLink e o Opel OnStar. Com o novo Insignia, o OnStar passa a incluir um novo serviço de assistente pessoal na vasta lista.

No novo topo de gama da marca alemã, até a segurança dos peões sobe vários patamares, graças à instalação de um capot ativo em alumínio, que surge pela primeira vez num Opel.

Com estreia mundial marcada para o próximo Salão de Genebra, já em março de 2017, o novo Insignia Grand Sport sucede ao best-seller Insignia da primeira geração, eleito «Carro do Ano» em 2009 e do qual foram vendidas mais de 900 mil unidades.