Mercedes-AMG apresenta CLA 35 4MATIC

Desportivo, elegante, inteligente e dinâmico

O novo CLA 35 4MATIC é o mais recente elemento no mundo da Mercedes-AMG. O coupé de quatro portas partilha a tecnologia com o Classe A produzido em Affalterbach, mas é ainda mais arrojado com o seu emblemático design e o inteligente assistente MBUX. O ágil motor sobrealimentado de 2.0 litros, com quatro cilindros e elevado binário, fornece uma potência de 225 kW que é distribuída variavelmente às quatro rodas através da caixa de sete velocidades de dupla embraiagem e do sistema de tração integral. O desempenho de condução desportivo está associado a um vasto leque de experiências de condução, desde uma condução extremamente desportiva até viagens longas particularmente confortáveis.

Texto: Redação Human

 

O emblemático design do CLA é um dos argumentos fortes para quem compra um coupé, por esse motivo os projetistas da AMG (Mercedes-Benz) mantiveram a forma original, com guarda-lamas largos e uma linha de cintura desportiva elegante. As duas cúpulas no capot também foram adotadas para reforçar o design desportivo. Por outro lado, a nova grelha do radiador com a clássica dupla lamela e o para-choques da linha AMG com aplicações nas entradas de ar, são elementos típicos distintivos do CLA 35 4MATIC. Outras características distintivas incluem os elementos de revestimento cromado nas lamelas das entradas de ar das extremidades. Quando observado de lado, as jantes de liga leve aerodinâmicas de 18 polegadas e raios duplos (de 19 polegadas disponíveis opcionalmente) e os acentuados painéis das embaladeiras atraem os olhares. A secção traseira é dominada pelo para-choques com um novo difusor, o pequeno spoiler na tampa da bagageira e as duplas ponteiras de escape em formato redondo nos lados esquerdo e direito. Os farolins traseiros estreitos e bipartidos, e a chapa da matrícula alojada no para-choques, conferem à traseira do CLA uma aparência especialmente robusta.

 

Interior desportivo

O interior pode ser opcionalmente equipado com iluminação ambiente variável de 64 cores. Outra característica de destaque corresponde aos revestimentos dos bancos, disponíveis em pele sintética ARTICO e microfibra DINAMICA em preto, com pespontos contrastantes e cintos de segurança em vermelho, ou em pele sintética ARTICO em preto/ cinza digital.

A combinação do design desportivo com os detalhes sofisticados também é evidenciada no sistema de informação e entretenimento MBUX com o seu inovador conceito de operação e indicação. No novo CLA 35 4MATIC, o MBUX também substitui os anteriores sistemas do COMAND e cria uma ligação ainda mais próxima entre o veículo, o condutor e os passageiros. Esteticamente, os dois ecrãs debaixo de um único painel de vidro unem-se e dão forma ao cockpit panorâmico.

Além disso, com o opcional e novo assistente interior MBUX, as funções de informação e entretenimento podem ser operadas sem contacto, tal como a luz de leitura. O assistente distingue entre as interações do condutor e as do passageiro dianteiro e reconhece as posições e os movimentos das mãos.

O CLA 35 4MATIC também inclui o revolucionário controlo por voz, ativado com as palavras «Olá Mercedes». Graças à inteligência artificial, o MBUX reconhece praticamente todas as frases no que diz respeito a informação, entretenimento e operação do veículo.

 

Ecrã multimédia tátil e nova consola central

O ecrã multimédia tátil também destaca o carácter dinâmico com ecrãs AMG individuais, como a visualização dos programas da transmissão, o AMG TRACK PACE e os dados de telemetria.

A consola central específica da AMG com touchpad de série, inclui botões adicionais que controlam as funções ESP, o modo da caixa de velocidades manual e o Sistema de Amortecimento Adaptativo. Em combinação com o opcional Pack Exclusive, inclui uma moldura prateada.

 

Nova geração de volantes

A nova geração de volantes AMG continua a proporcionar uma fantástica ligação entre o condutor e o veículo. O aro do volante com secção inferior achatada, a pele perfurada nas zonas de apoio das mãos e contrastes vermelhos são atrativos e agradáveis ao toque. As patilhas de mudanças no volante com revestimento galvanizado permitem um estilo de condução ainda mais desportivo com o comando manual da caixa de velocidades.

O assistente ativo de distância DISTRONIC e o cruise control podem ser ajustados nos painéis de controlo do lado esquerdo. Os painéis de controlo no lado direito são utilizados para ativar o controlo por voz e o telefone, para regular o volume do som, selecionar músicas e outras funções do sistema de informação e entretenimento.

 

Novo motor de quatro cilindros

O motor turbo de 2.0 litros é um novo desenvolvimento e tem por base o motor de quatro cilindros M 260 do novo Classe A. O motor fornece uma resposta espontânea às solicitações no pedal do acelerador, uma elevada força de tração (binário máximo de 400 Nm a partir das 3,000 rpm) e uma resposta extremamente viva. No sistema de sobrealimentação de ar é utilizado um turbocompressor de duplo scroll, que combina a ótima resposta a baixa rotação do motor com um elevado aumento da potência a rotações mais elevadas. O alojamento do turbocompressor de duplo scroll está dividido em duas condutas paralelas. Juntamente com duas condutas de escape separadas no coletor de escape, permite direcionar separadamente os gases de escape na turbina. A pressão residual dos gases de escape é também reduzida e a transferência dos gases de escape e a eficiência do motor são melhoradas.

 

Caixa de velocidades de dupla embraiagem

A caixa de velocidades de dupla embraiagem AMG SPEEDSHIFT DCT 7G também contribui para o carácter ágil e dinâmico do novo CLA 35 4MATIC. A função RACE-START, equipada de série, permite a aceleração máxima do veículo a partir da condição de parado e revela uma experiência extremamente emocional. As funções da caixa de velocidades AMG SPEEDSHIFT DCT 7G são complementadas por um modo M temporário, que é ativado através da operação das patilhas de mudanças no volante em qualquer modo da transmissão, e pelo modo da transmissão «M» para a passagem manual de mudanças através das patilhas de mudanças no volante.

 

Tração integral variável

Dinamismo, agilidade e desempenho – estes três atributos caracterizam o sistema de tração integral de série do novo AMG CLA 35 4MATIC. O AMG Performance 4MATIC variável combina a melhor tração possível com muita diversão ao volante. A distribuição do binário é infinitamente variável para satisfazer os requisitos de comportamento dinâmico. A gama de repartição do binário varia desde a tração puramente dianteira a uma distribuição na proporção de 50:50 entre os eixos dianteiro e traseiro.

Uma embraiagem multidisco que está integrada na transmissão do eixo traseiro é responsável pela distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro. Além da velocidade do veículo, da aceleração lateral, da aceleração longitudinal e do ângulo da direção, os fatores que influenciam a distribuição do binário também incluem a diferença de rotação entre as rodas individuais, a mudança selecionada e a posição do pedal do acelerador.

As principais vantagens do controlo eletromecânico relativamente ao sistema eletro-hidráulico estão relacionadas com o maior aperfeiçoamento da dinâmica de condução – principalmente devido à resposta significativamente superior e à atuação dos discos independentemente da velocidade em toda a gama de ajuste.

Enquanto o ESP estiver ativado, o sistema 4MATIC permanece no modo «Comfort». Assim que o condutor pressionar o botão «ESP SPORT Handling» ou «ESP OFF», o sistema 4MATIC altera para o modo «Sport» – para um comportamento ainda mais ágil e limites de estabilidade menos apertados.

 

Cinco programas da transmissão

Os cinco programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT «Slippery», «Comfort», «Sport», «Sport+» e «Individual» permitem uma ampla gama de características de comportamento do veículo desde o nível confortável ao dinâmico. Este sistema permite modificar parâmetros importantes tais como a resposta do motor e da caixa de velocidades. O novo programa da transmissão «Slippery» está otimizado para condições de estrada de baixa aderência ou escorregadia, com uma potência reduzida e uma curva plana de binário. As suaves passagens de caixa e as adiantadas passagens para mudanças superiores transmitem a impressão de uma condução caracterizada por estabilidade.

 

Maior agilidade com elevada estabilidade

Na forma de novo equipamento nos programas da transmissão AMG DYNAMIC SELECT, o novo CLA 35 4MATIC está equipado com AMG DYNAMICS. Este sistema de controlo integrado de comportamento dinâmico estende as funções de estabilização do ESP com intervenções de acordo com as pretensões do condutor. Durante uma curva dinâmica, a intervenção impercetível do travão na roda interior traseira cria um momento rotacional definido em torno do eixo vertical do veículo. O efeito: o CLA 35 4MATIC direciona de forma espontânea e extremamente precisa.

Os diferentes comportamentos proporcionados pelo AMG DYNAMICS são designados por «Basic» e «Advanced». No ecrã multimédia, quando um programa da transmissão é selecionado, o novo símbolo AMG DYNAMICS é apresentado juntamente com a correspondente informação adicional:

– O comportamento «Basic» é atribuído aos programas da transmissão «Slippery» e «Comfort». Neste caso, o CLA 35 4MATIC revela um comportamento extremamente estável, com uma elevada compensação da aceleração em torno do seu eixo vertical.

– O comportamento «Advanced» é ativado nos programas da transmissão «Sport» e «Sport+». O CLA 35 4MATIC permanece com um equilíbrio neutro. O menor amortecimento do momento rotacional em torno do eixo vertical, o menor requisito do ângulo da direção e a agilidade reforçada suportam as manobras dinâmicas, por exemplo, em estradas nacionais sinuosas.

No programa da transmissão «Individual», o condutor poderá regular individualmente os níveis do AMG DYNAMICS.

 

Suspensão AMG RIDE CONTROL

A configuração da suspensão AMG RIDE CONTROL permite uma elevada estabilidade durante a condução em linha reta e um elevado desempenho dinâmico em curva. As dinâmicas longitudinal e transversal são perfeitamente coordenadas. No eixo dianteiro está equipada uma suspensão tipo McPherson. A suspensão é constituída por um triângulo abaixo do centro da roda, uma mola e um tirante respetivamente. A geometria especial do eixo reduz a influência da transmissão na direção – para um elevado conforto e comportamento ágil. O novo triângulo da suspensão em alumínio reduz as massas não amortecidas, permitindo uma resposta mais sensível a partir das molas. A rótula da direção específica da AMG integra uma pinça de travão radialmente aparafusada – uma tecnologia oriunda do desporto automóvel.

O eixo traseiro de quatro barras estabilizadoras está ligado rigidamente à carroçaria através de uma subestrutura. Em cada roda traseira são utilizados três braços transversais, um braço longitudinal, o suporte da roda e os rolamentos do comprovado modelo A 45 4MATIC. Isto assegura a máxima estabilidade e agilidade de condução.

 

Sistema de amortecimento adaptativo

O opcional Sistema de Amortecimento Adaptativo permite ao condutor escolher entre três diferentes modos de controlo da suspensão. A gama de funcionamento varia desde uma afinação orientada para o conforto a uma orientada para a vertente desportiva. O sistema funciona de forma totalmente automática, adaptando as forças de amortecimento para cada roda, de acordo com a situação de condução e as condições da estrada. Isto processa-se num período de milissegundos e é infinitamente variável, com uma ampla gama de características de amortecimento, o que resulta num aumento do conforto de condução e da agilidade em igual proporção.

 

Sistema de travões robusto

O sistema de travões de elevado desempenho assegura uma desaceleração e pequenas distâncias de travagem com uma elevada resistência ao desgaste. As suas dimensões correspondem às do comprovado modelo A 45 4MATIC. O eixo dianteiro está equipado com pinças de travão fixas monobloco de quatro êmbolos e discos de travão de 350 milímetros de diâmetro, enquanto o eixo traseiro está equipado com pinças flutuantes de um êmbolo e discos de travão de 330 milímetros de diâmetro. Os discos são internamente ventilados e perfurados para dissipar melhor o calor e evitar a fadiga dos travões, mesmo com uma utilização intensa. As pinças de travão pintadas de cor prata integram uma inscrição preta AMG.

 

AMG TRACK PACE

O AMG TRACK PACE também está disponível como opção no novo CLA 35 4MATIC. O engenheiro de corrida virtual é parte integrante do sistema de informação e entretenimento MBUX e regista permanentemente mais de 80 dados específicos do veículo (ex. velocidade, aceleração) durante a condução numa pista. Além disto, são indicados os tempos por volta e por setor e também a respetiva diferença para um dado tempo de referência. Como os elementos indicadores específicos são indicados na cor verde ou vermelho, o condutor poderá compreender rapidamente, sem ler os números, se o seu tempo atual é inferior ou superior ao melhor tempo realizado.

Após efetuar algumas voltas rápidas, o condutor poderá utilizar os dados para análise e, se necessário, melhorar as suas capacidades de condução. Além disso, os valores de aceleração e de desaceleração (por exemplo, 0-100 km/h, ¼ milha, 100-0 km/h) podem ser medidos e gravados. Graças ao recém-desenvolvido algoritmo que determina a posição do veículo com o maior rigor possível, o AMG TRACK PACE consegue até detetar quando o condutor abandonou a pista ou quando o traçado utilizado da pista é mais curto do que o normal. Isto é obtido através da utilização dos dados de GPS, bem como dos sensores disponíveis no veículo (aceleração, giroscópio, ângulo da direção, velocidades das rodas).

Os dados são indicados no ecrã multimédia, no painel de instrumentos e no opcional ecrã head-up. As conceituadas pistas, como por exemplo Nürburgring ou Spa Francorchamps, já estão armazenadas. Além disso, também é possível registar os seus próprios circuitos. O ecrã do mapa pode ser alternado entre a visualização em 2D e 3D, e pode ainda ser atualizado on-line.

A função de Realidade Aumentada do MBUX também permite visualizar, no ecrã multimédia ou no opcional ecrã head-up, a trajetória ideal de uma pista armazenada, permitindo ao condutor melhorar os tempos por volta com um instrutor virtual a bordo.

 

Estreia mundial e lançamento de mercado

O novo Mercedes-AMG CLA 35 4MATIC será apresentado a nível mundial no «New York International Auto Show» já no próximo dia 16 de abril. O lançamento de mercado está previsto para agosto, na Europa.

Scroll to Top