Nova CEO do Gato Preto

Carolina Afonso (na foto) é a nova chief executive officer (CEO) do Gato Preto. Com uma carreira de mais de 15 anos em gestão e marketing, a executiva passa agora para a liderança da empresa, tendo a seu cargo as 62 lojas em Portugal e Espanha e uma equipa de mais de 500 colaboradores.

O percurso profissional de Carolina Afonso começou com um estágio no AICEP, em Haia (Países Baixos), passando depois pelo BNP Paribas/Cetelem, pela Câmara de Comércio Britânica e pela Listopsis/Toshiba. Em 2008, assumiu funções como diretora de marketing da ASUS em Portugal, onde esteve oito anos, transitando para a Konica Minolta, como diretora de marketing e membro do Board. Em 2021, assumiu funções como diretora de marketing do Gato Preto, tendo sido responsável pelo novo posicionamento da marca e pelo desenvolvimento do e-commerce. É professora convidada de Gestão e Estratégia no ISEG desde 2016, sendo que no do ISEG Executive Education é cocordenadora da pós-graduação «Marketing Digital», da pós-graduação «Gestão da Sustentabilidade e de outros cursos executivos, entre os quais o curso «eCommerce Management».

Doutorada em Marketing pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Complutense de Madrid, Carolina Afonso tem um mestrado em Marketing pelo ISEG, é pós-graduada em Marketing Management pelo ISEG e licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, com um intercâmbio ao abrigo do programa Erasmus na Haagse Hogeschool (Haia, Países Baixos). É também investigadora do Advance/ISEG e tem vários trabalhos científicos publicados em jornais de referência como o «Journal of Business Research».

Carolina Afonso é uma apaixonada pelo Algarve, sobretudo pela Fuzeta, de onde é natural. Tem dois filhos e nos tempos livres dedica-se a ler, a escrever e a viajar.

.

O Gato Preto

Marca portuguesa de homedecor, o Gato Preto procura diferenciar-se pelo design in-house e por um posicionamento único na área da decoração e mobiliário. Conta com 62 lojas de retalho, 39 em Portugal e 23 em Espanha, além da loja on-line, que vende para Portugal, Espanha e França. O ano de 2021 marcou o rebranding do Gato Preto e a transformação digital, com uma forte aposta na estratégia omnichannel. A marca foi reconhecida pelo Google devido â estratégia de publicidade na Black Friday através de inteligência artificial/ machine learning. Além disso, recebeu o prémio «Escolha do Consumidor 2022» como marca de decoração número um em Portugal. A aposta na inovação marcou a entrada da marca no metaverso com a coleção de NFTs «New Cats on the Block».