Um novo projeto de mentoring

«For a better view of your life» é uma das promessas que a Motto, novo projeto de mentoring focado em jovens, vai tentar cumprir. Os seus responsáveis entendem que o mercado do mentoring é atualmente, na sua maioria, fortemente direcionado a classes económicas mais favorecidas e executivas.

A Motto pretende chegar mais longe, chegar a todos, permitindo que qualquer jovem, independentemente do seu estrato social ou da limitação emocional ou económica tenha a oportunidade de ser encaminhado e motivado para uma melhor qualidade de vida intelectual e/ ou mercado de trabalho. Trata-se de um projeto direcionado a jovens dos 13 aos 29 anos – não sendo este intervalo estanque– que necessitem de clarificar as opções de vida, trabalho e carreira que têm no futuro aliadas ao seu talento e ao seu mote de vida.

Os rostos à frente deste projeto juntam uma amizade de vários anos que se consolidou também em ambiente de trabalho noutra empresa. Cada um seguiu o seu caminho e anos depois a Motto foi o projeto que as juntou novamente. Trata-se de Sofia Tavares, fundadora da Motto e chief executive officer (CEO) da Be Present, e Adriana Coutinho, diretora de marketing da ManWinWin Software e também fundadora da Motto a convite de Sofia Tavares.

É a própria Sofia Tavares que refere o que a inspirou a querer desenvolver um projeto deste cariz: «O mote é dar a todos os jovens uma melhor perspectiva do seu futuro, através de um acompanhamento exclusivo, adequado e inspirador que lhes permita conseguir tomar melhores decisões e alargar as suas opções sobre as formas de estar na vida e na carreira.» A responsável destaca que «num mundo tão rápido e tão digital como o nosso, nunca os jovens se sentiram tão desacompanhados», sendo que «de acordo com um estudo da Global WEB INDEX apenas 15% dos jovens da geração Z se sentem compreendidos e refletidos no mundo que os rodeia».

Adriana Coutinho justifica assim a razão de ter aceite o convite da sua amiga: «Aceitei abraçar este projeto porque a Motto é liderada por dois corações cheios de vocação e vontade. Sei que a Sofia se move por um mundo melhor, mais educado e mais feliz, e eu só poderia querer fazer parte dele.»

A Motto dedica-se a mentoring e consultoria de carreira direcionada a jovens. Partilha vários métodos, entre eles, o método Learn By Example com pessoas que trazem os seus grandes exemplos de vida como a superação, a resiliência, a descoberta e o risco e profissionais de áreas ecléticas.

Outras das escolas e metodologias aplicadas são as seguintes:

– Mentoria

– Ferramentas de coaching – consciencialização, responsabilização e ação;

– Power of You – jogos de conexão e conversas transformadoras;

– Ferramentas Happiness Business School;

– Mentoria by Example;

– Ferramentas PNL (Programação Neurolinguística) e Inteligência Emocional – tendo por base Daniel Goleman;

– Escuta Transformadora;

– Dinâmicas formativas – exercícios práticos, expositivos e demonstrativos;

– Sessões com especialistas – psicólogos, psiquiatras, yoga, reiki, mindfullness.

De assinalar que a Motto conta com várias certificações adquiridas pelas suas mentoras (CCP – certificado de competências pedagógicas, master em coaching, mentoring, PNL, happiness manager, motivação e liderança, negociação, administração de empresas, publicidade e marketing), que são membros da EMCC Portugal – European Mentoring & Coaching Council.

Além do foco no segmento jovem, a vertente solidária destaca-se neste projeto, dado que o modelo de negócio – como referido – permite que o mentoring chegue a todos os jovens independentemente do seu estrato ou da sua condição social. Esta ferramenta chega a todo o tipo de jovens, porque a Motto conta com o suporte de diversas empresas que contribuem com um valor mínimo anual que se congrega numa espécie de «mealheiro solidário» que paga o mentoring aos jovens que são indicados por associações solidárias, também elas parceiras da Motto. Uma das associações já ativas nesta ação é a EPIS ( Empresários Pela Inclusão Social), que conta com a colaboração voluntária de Sofia Tavares e que rapidamente se tornou o primeiro parceiro solidário da empresa. Desde o ultimo semestre de 2020 que tanto Sofia Tavares como Adriana Coutinho, como fundadoras da Motto, colaboram voluntariamente com jovens dos mais diversos pontos do país.

A mentoria é exercida one-to-one ou em grupo, tanto no formato presencial como on-line, o que admite a participação de jovens que estejam longe ou com agenda de tempo mais reduzida.