Universidade Europeia e IADE com novo campus em Lisboa

A Universidade Europeia e o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia inauguram no dia 22 de setembro um novo polo tecnológico e criativo no Oriente Green Campus, em Moscavide (Rua Adão Manuel Ramos Barata, 3), junto ao Parque das Nações, Lisboa.

A cerimónia contou com a presença do ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e reuniu representantes de instituições académicas, empresariais e da sociedade civil.

Resultados de um investimento de 20 milhões de euros, este novo polo académico acolhe integralmente o IADE e os programas de Gestão e de Formação de Executivos da Universidade Europeia. Reforça a aposta da instituição na inovação pedagógica, através de uma formação centrada no estudante e na aprendizagem experiencial – um modelo alinhado com o contexto europeu, pensado para estar mais próximo de cada um e preparar os alunos para os desafios reais do mercado de trabalho.

Com 17.000 metros quadrados de infraestruturas modernas e sustentáveis, o Oriente Green Campus integra mais de 80 salas de aula interativas, três auditórios e uma biblioteca multifuncional, além de um ecossistema de 2.000 metros quadrados de laboratórios de última geração: o TechLab (com Game Studio e Laboratório de Engenharia), o Media Lab (fotografia e audiovisual), o PrintLab (produção gráfica) e o 3DLab (prototipagem). O projeto distingue-se ainda pelo modelo arquitetónico contemporâneo, que conjuga funcionalidade e conforto, tendo sido pensado desde o início como um espaço aberto à cidade, potenciando a colaboração, a criatividade e o bem-estar, bem como a proximidade ao tecido urbano e empresarial da região.

«Há quatro anos traçámos um plano que parecia um sonho. Hoje, esse sonho concretiza-se nas nossas instituições, que se afirmam como referências no ensino superior em Portugal. Este novo campus representa um salto quantitativo e qualitativo, centrado na experiência e na vida estudantil», afirmou Carlos Bertran, diretor geral do Europa Education Group Portugal.

Já Hélia Gonçalves Pereira, reitora da Universidade Europeia, referiu: A inauguração deste novo campus significa a possibilidade de, daqui em diante, promovermos ainda mais o nosso modelo académico, de base experiencial, que é mais um acelerador da forma como vemos a aprendizagem – aliar o saber ao saber fazer, integrar cenários de aprendizagem de challenge based learning, problem, simulation e research em todos os graus de ensino. Este é, portanto, o momento que marca o culminar de uma estratégia que perseguimos ao longo dos últimos anos e que é bem visível em vários indicadores, que aliam frenesim por inovação com a qualidade sucessivamente maior daquilo que oferecemos, quer em termos científicos, quer pedagógicos.»

A arquitetura do edifício conjuga funcionalidade, conforto e modernidade, com zonas de convívio, espaços colaborativos e áreas exteriores amplas. O campus foi pensado para favorecer a experiência académica, fomentar a criatividade e reforçar a proximidade a empresas e parceiros institucionais.

Além do impacto académico, a nova infraestrutura está a contribuir para a dinâmica económica e social da zona oriental de Lisboa. Com capacidade para acolher até 6.400 estudantes por dia, está a gerar um efeito direto na mobilidade, no comércio e nos serviços locais, afirmando-se como um novo centro de atividade e talento.

Scroll to Top